Padres sugerem práticas para que famílias vivam o Advento de forma cristã

Com a chegada do Advento, tempo de espera pela chegada de Jesus Cristo no Natal, dois padres dão sugestões para que as crianças, os jovens e os pais vivam de forma cristã essa época do ano que começa no próximo domingo.

O padre Mario Arroyo, doutor em Filosofia, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que “Advento significa preparação para a vinda de Cristo. Tem um duplo significado: lembrar a primeira vinda de Cristo na carne neste mundo, mas também nos preparar para a segunda vinda de Cristo. Ou seja, estar preparados para o fim dos tempos, quando Cristo vier para julgar toda a humanidade”.

“Em todo caso, Advento significa preparação”, continuou, por isso “a primeira coisa que um adulto pode fazer para estar preparado para a vinda de Cristo é fazer uma boa confissão, ter a consciência tranquila, em paz com Deus. É a melhor coisa a fazer para se preparar para o Natal”.

Além da confissão, disse o padre Arroyo, deve-se, “logicamente na medida do possível, fazer uma boa comunhão: uma comunhão piedosa, sincera, com carinho, com amor a Jesus Cristo, com os mesmos sentimentos com os quais a Virgem o recebeu”.

Outra boa maneira para que os pais se preparem para o Natal durante o Advento, disse, é colocar em prática as obras de misericórdia, nas quais “de alguma forma descobrimos Jesus Cristo nos outros”.

“Melhor se for em família, porque assim sensibilizamos os filhos e demais membros da família a se preocuparem com os outros, a olharem para as pessoas carentes que hoje são particularmente abundantes”, disse, pois “assim teremos um feliz e um santo Natal compartilhando com os outros”.

Para o padre Luis Fernando Valdés, “o importante” é que neste tempo “vamos celebrar que Deus se fez homem, que Jesus é o anunciado Deus conosco”.

Padre Valdés incentivou os pais a promoverem várias atividades com os filhos que “os ajudem a descobrir o significado religioso do Natal”, incluindo a coroa do Advento, cujas quatro velas, acesas uma a uma a cada domingo “representam a Luz de Cristo, a luz de sua Doutrina”.

Outro elemento importante para a preparação de pais e filhos para o Natal, observou, é a montagem do Presépio.

“É uma grande catequese, porque tanto na hora de colocar os personagens, como nos momentos seguintes que for possível, os pais podem explicar aos filhos quem é Santa Maria e o seu papel na vinda de Jesus; explicar para eles quem é são José, os pastores e os reis magos, etc.”, disse. “Ao mostrar a manjedoura vazia, explicar que o Menino Deus será colocado no dia do Natal. Deus já está conosco!”

Padre Valdés disse que o presépio dá a oportunidade de explicar às crianças “que Jesus quis nascer muito pobre, para acompanhar todos os pobres e para ensinar aos que temos recursos que o importante não é ter mais coisas, mas saber compartilhá-las”.

“E, talvez, explicar para eles que por causa da quarentena, é importante viver o Natal com mais austeridade”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte + dezessete =