Padre Luiz Carlos Dias é ordenado bispo, em Caconde (SP)

Cerimônia foi presidida pelo cardeal Odilo Pedro Scherer

Padre Luiz Carlos Dias, até então membro do secretariado geral da CNBB e do clero da diocese de São João da Boa Vista, foi ordenado bispo auxiliar na arquidiocese de São Paulo (SP).

A cerimônia aconteceu no sábado, 7 de maio, em Caconde (SP), e foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, e pelos bispos ordenantes, dom David Pimentel, de São João da Boa Vista, e o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

A missa foi concelebrada por dezoito bispos e padres da região. Mais de mil e quinhentas pessoas participaram da celebração realizada no Ginásio de Esportes da cidade. Na homilia, dom Odilo recordou que na pessoa do bispo está o próprio Jesus Cristo.

“Pelo ministério do bispo, é Cristo que continua a proclamar o Evangelho a distribuir aos que creem o sacramento da fé. Pela solicitude paternal do bispo, é Cristo que incorpora novos membros à Igreja. Pela sabedoria e prudência do bispo, é Cristo que conduz o seu povo nesta peregrinação terrena até a felicidade eterna”, explicou o arcebispo.

Ainda, na reflexão, o cardeal disse que o episcopado não é uma honraria e sim um serviço à Igreja e ao povo de Deus. “O bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado que pelas honrarias recebidas. Conforme o preceito do Senhor, aquele que é maior seja como o menor. E aquele que preside, como o que serve. Conforme as palavras de São Paulo a Timóteo, ‘torna-te um exemplo para os fiéis pela palavra, o proceder, a caridade, a fé, a virtude’”, afirmou.

Novo bispo

Dom Luiz foi nomeado pelo papa Francisco no dia 16 de março. Natural de Caconde (SP), o novo bispo nasceu em 16 de setembro de 1964. Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote, em 5 de abril de 1991, por dom Tomás Vaqueiro.

Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha. 

Na trajetória sacerdotal, padre Luiz atuou como reitor do Propedêutico, Casa “São Paulo” (1992 a 2002) e reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” (2005 a 2010).

Também exerceu a docência em diferentes institutos e seminários. Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
CNBB com informações e fotos da arquidiocese de São Paulo.

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here