Oremos pelos consagrados

    A Festa de Apresentação do Senhor, 40 dias após a celebração do Natal, quando Jesus se encontra com os sacerdotes no templo, também foi a inspiração que sensibilizou irmãos religiosos de diversas partes do mundo. Guiados pelo mesmo espírito, eles passaram a celebrar o momento, ressaltando a consagração na diversidade de carismas. Tal ato foi reconhecido, posteriormente, pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, que instituiu, em 1997, o 2 de fevereiro como o Dia Mundial da Vida Consagrada.

    A data passou a ser um convite a reconhecermos a devoção de religiosos e religiosas que, tocados pelo chamado de Deus, sentem que o propósito de suas vidas é a dedicação ao carisma da consagração. Ou seja, não é uma percepção de chamado especial. Mas uma consagração que está a serviço dos outros, especialmente dos mais necessitados, assim como foi Jesus Cristo.

    De certa forma, aos olhos de Deus, todos os cristãos são vistos como servidores. Mas os religiosos são aqueles irmãos que se doam, espontaneamente, sem serem chamados, ao propósito completo da vida consagrada, com votos de pobreza, castidade e obediência.

    O Eminentíssimo Senhor Cardeal Dom João Braz de Aviz nos diz que “para viver a missão à maneira de Deus, como vida consagrada”, é preciso o “sopro do Espírito, que oxigena a consagração, que alarga a tenda”. “A missão leva-nos à plenitude da nossa vocação cristã, dá-nos a oportunidade de retornar ao estilo de Deus que ‘é proximidade, compaixão e ternura’ que se expressa em palavras, em presença, em laços de amizade. Não podemos nos separar da vida”.

    O Papa Francisco nos lembra de Simeão e Ana que, movidos pelo Espírito Santo, viram Jesus Cristo no templo. “O que é que nos faz mover? Simeão vai ao templo «movido pelo Espírito» (2, 27). O Espírito Santo é o ator principal da cena: faz arder no coração de Simeão o desejo de Deus, reaviva no seu íntimo a expetativa, impele os seus passos para o templo e torna os seus olhos capazes de reconhecer o Messias no pobre bebê que ali aparece. Isto é o que faz o Espírito Santo: torna-nos capazes de vislumbrar a presença de Deus e a sua obra, não nas grandes coisas, nas exterioridades vistosas, nas exibições de força, mas na pequenez e na fragilidade (…) É preciso estarmos atentos às moções interiores do Espírito.”

    Caríssimos irmãos e irmãos, os consagrados estão, diariamente, servindo ao seu rebanho. Têm suas vidas dedicadas à evangelização de seu povo. Portanto, seguem obstinados a nos salvar, assim como fez Jesus Cristo.

    Que neste XXVII Dia Mundial da Vida Consagrada oremos todos em prol dos irmãos e irmãs que seguem o propósito de Deus, porque nele está a salvação da humanidade. Que superem todos os obstáculos com paciência e persistência na missão de nos guiar no caminho do Senhor.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here