Óbolo de São Pedro

    A coleta do Óbolo de São Pedro que normalmente se realiza no dia 29 de junho, ou no domingo próximo à data como no Brasil, solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo (neste ano dia 28/6), e que na ocasião celebramos o dia do Papa, este ano devido a pandemia da Covid-19 foi transferida para o Domingo dia 04 de Outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis, 27º domingo do tempo comum.

    Uma data bem significativa, pois nesse dia, além da coleta realizada nas Igrejas de todo o mundo serem destinadas ao Papa, coincide com dia de São Francisco de Assis que é o Santo que o Papa traz em seu nome e que abençoa o seu pontificado. E nesse dia se vive a esperança do Papa assinar, em Assis, a sua terceira Encíclica, a Fratelli Tutti, inspirado no próprio santo São Francisco de Assis.

    O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como um sinal de comunhão e adesão a figura do sucessor de Pedro e esse dinheiro o Papa destina as diversas obras de caridade que a Igreja realiza ao redor do mundo. Essa ajuda que os fiéis realizam destina-se a evangelização e uma ajuda ao Papa para manter os diversos serviços e pastorais existentes na Igreja e em Roma que é a sua diocese.

    A Santa Sé aponta que, historicamente, a coleta do Óbolo de São Pedro teve início no século VII, resultado da conversão dos anglo-saxões, que criaram um vínculo forte com o Bispo de Roma, assim, decidiram enviar anualmente uma contribuição ao Santo Padre. No início a coleta era chamada de “Denarius Sancti Petri”, traduzido literalmente para “esmola para São Pedro”, com os anos a prática foi difundida por todos os países da Europa, sendo regularizada pelo Papa Pio IX no dia 5 de agosto de 1871, através da Encíclica “Saepe Venerablis”.

    O Óbolo de São Pedro é uma contribuição para o exercício da missão universal do Papa é uma maneira de estarmos em comunhão nessa missão com o Papa. E manifesta um sinal de amor a Igreja e a sua missão. Essa oferta pode colaborar na formação de novos padres, na comunicação e promoção da caridade humana integral. Nas muitas catástrofes que assolaram o mundo recentemente, particularmente, com o advento da COVID-19, o Santo Padre fez uso desta coleta para socorrer as mais diversas necessidades da humanidade.

    O que se espera de cada fiel nesse Domingo da coleta do Óbolo de São Pedro e que cada fiel se desprenda um pouco daquilo que tem e possa ajudar aqueles que mais precisam. Pois o dinheiro doado nesse dia não vai para a pessoa do Papa como muitos podem pensar, mas a coleta desse dia o Papa destina ao serviço de caridade do papa, de modo especial  aos mais pobres e fragilizados da sociedade e além de ser uma maneira de contribuirmos com a missão da Igreja ao redor do mundo.

    Ao realizar a oferta do Óbolo de São Pedro de certa maneira também estamos sendo “missionários”, pois de maneira indireta contribuímos para a missão da Igreja ao redor do mundo. Aproveitando ainda esse mês que é o mês missionário por excelência, a coleta do Óbolo de São Pedro abrirá as celebrações deste mês missionários, em que todos nós batizados e batizadas somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus e viver a experiência de uma Igreja em saída.

    Por isso, para a Igreja poder estar em “saída” e realizar a sua missão ao redor do mundo necessita da preciosa doação que será coletada nesse dia do Óbolo de São Pedro e dessa maneira não estaremos apenas pensando na Igreja local, mas estaremos abrindo o nosso horizonte para a Igreja “Universal”, ou seja, ao redor de todo o mundo.

    Todos os serviços prestados pela Santa Sé Apostólica e destinados a toda Igreja são possíveis graças ao Óbolo de São Pedro, pois por meio dessa coleta é possível contribuir para a caridade social e eclesial do Papa. E assim com esse dinheiro é possível “pagar as contas” das despesas com o serviço pastoral realizado pela assessoria do Papa e dessa maneira é possível acolher todos fiéis que ali sempre vão rezar junto com o Santo Padre.

    E não deixemos de nesse dia rezar pelo Santo Padre, embora o dia do Papa foi celebrado no domingo dia 28 de junho, com a Solenidade de São Pedro e São Paulo, mas como vamos fazer nesse domingo a coleta do Óbolo de São Pedro, rezemos por ele, por sua missão à frente da Igreja, que ele tenha saúde e forças para continuar conduzindo essa igreja nos caminhos do amor, da justiça e da paz.

    Aproveitando que nesse dia embora seja Domingo e daremos prioridade a celebração do 27º Domingo do tempo comum, celebramos São Francisco de Assis, que é o Santo que inspira o pontificado do Papa Francisco. Que a exemplo desse Santo possamos nos desprender dos “bens materiais” e a Igreja também possa ser desapegada dos bens e da riqueza e viver unicamente o “amor” que vem de Deus.

    Que o Espírito Santo o cumule de bênçãos e esse mesmo espírito una o coração dos fiéis num só desejo de amar e servir essa Mãe Igreja. Que o Espírito Santo capacite há muitos em saírem em missão para anunciar a boa nova do Evangelho.

    Façamos a nossa contribuição com alegria nesse Domingo, contribuindo com o Óbolo de São Pedro e assim consequentemente com a missão da Igreja ao redor do mundo. Sejamos missionários e contribuamos com alegria nessa missão, para que a igreja possa continuar levando adiante o anúncio do evangelho de Cristo ao redor do mundo todo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here