O testemunho de Bocelli: “Creio na força de rezarmos juntos. Creio na Páscoa cristã”

A performance-oração do célebre cantor italiano em uma vazia Catedral de Milão foi acompanhada ao vivo por 2,7 milhões de espectadores

Ocantor italiano Andrea Bocelli presentou ao mundo, neste Domingo de Páscoa, uma breve e intensa performance solo, ao vivo, via YouTube, transmitida de dentro de uma vazia Catedral de Milão – mundialmente conhecida como “Il Duomo di Milano“.

A mensagem-testemunho

Enquanto eram transmitidas imagens da capital da Lombardia, com destaque para a catedral e os seus arredores, a mensagem inicial de Andrea Bocelli evocou o propósito e o sentido dessa iniciativa, que ele mesmo havia definido previamente para a imprensa internacional como um “momento de oração”:

“No dia em que se celebra a confiança na vida que vence, fico feliz em dizer Sim à cidade e à arquidiocese de Milão. Creio na força de rezarmos juntos. Creio na Páscoa cristã, símbolo universal de um renascimento de que todos nós, crentes ou não, temos necessidade. Graças à música, que envolverá via streaming milhões de mãos juntas em todo o mundo, abraçaremos este coração pulsante do mundo ferido, maravilhosa forja internacional que é orgulho da Itália. A generosa, corajosa e propositiva Milão, e a Itália inteira, serão de novo, muito em breve, um modelo vitorioso, motor de um renascimento que todos almejamos. Será uma alegria testemunhá-lo no Duomo de Milão, na festividade que evoca o mistério do nascimento e do renascimento”.

O repertório

O repertório selecionado por Bocelli incluiu a “Ave Maria” de Charles Gounod, a “Sancta Maria” de Pietro Mascagni, o “Dómine Deus” [Ó Senhor Deus] de Rossini, que faz parte da “Pequena Missa Solene”, e o hino eucarístico “Pánis Angélicus” [Pão dos Anjos], em versão musicada por Cesar Franck.

No final, surpreendendo os mais de 2 milhões de espectadores que acompanharam a apresentação em tempo real, Bocelli saiu da catedral rumo ao vazio da grande praça à sua frente e cantou um clássico da música cristã anglo-saxônica: “Amazing Grace”, do poeta britânico John Newton, música descrita por Bocelli como “escrita por um homem que saiu das trevas para uma vida na luz“. De fato, Newton escreveu a canção a partir de uma experiência pessoal: ele havia crescido sem qualquer crença religiosa, mas as reviravoltas da vida o levaram à fé e a se tornar clérigo anglicano.

Milão unida ao mundo

Durante a peça final da performance de Bocelli, a edição da transmissão sobrepôs imagens de metrópoles mundiais intensamente afetadas pela pandemia: Paris, Londres e Nova Iorque. Ao longo da apresentação, foram mostradas também imagens de cidades italianas como Bérgamo, a mais atingida do país pelo coronavírus, além de Brescia, Veneza, Gênova e a própria Milão.

Recursos angariados para doação hospitalar

A apresentação deste domingo foi também um evento beneficente da Fundação Andrea Bocelli: os cerca de 100 mil euros angariados serão destinados a um hospital italiano que está atendendo doentes de Covid-19. A fundação também doará máscaras, respiradores e outros equipamentos necessários ao tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here