O que o abandono de Santa Teresa de Calcutá pode nos ensinar hoje

Santa Teresa, vivenciando o tempo de “noite escura”, compreendeu que a única coisa necessária era estar com Deus. Ela aprendeu que não era preciso entender tudo, mas que precisava confiar em Quem a chamou

Quero trazer aqui algumas características sobre uma grande mulher segundo o coração de Deus. Uma mulher que foi cheia do Espírito Santo, que encantou e impressionou a muitos e continua encantando ainda hoje por seu exemplo de vida doada, entregue pelos mais pobres e necessitados: Santa Teresa de Calcutá.

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota” (Santa Teresa de Calcutá).

A missão de Santa Teresa de Calcutá

Em sua biografia, encontramos um dia marcante, o qual ela mesma descreveu como “o dia da inspiração”. Foi o dia 10 de setembro de 1946, enquanto ela estava em uma viagem pelo Himalaia e viu um pobre que dizia a seguinte frase: “Tenho sede!”.

Aquele momento a impactou e ela compreendeu que era o próprio Jesus, seu Senhor, quem falava com ela através daquele pobre. Santa Teresa percebeu que Jesus a convidava a saciar Sua sede através do cuidado com os mais necessitados, com os excluídos, com os mais pobres.

Fidelidade ao chamado

Sabemos que, depois de um tempo, ela fundou sua congregação, recebeu o prêmio Nobel da paz e foi recebida pelo Papa São João Paulo II – o qual a tornou sua “melhor embaixadora” em todas as nações. Esses fatos atestam seu testemunho real e concreto de uma vida em Deus.

O abandono

Mas, o que eu realmente quero refletir com você é algo que nem sempre gostamos de falar e que santa Teresa viveu, não apenas em alguns momentos, mas na maior parte de sua vida: o abandono!

Ela compreendeu que sua vida era toda do seu Senhor Jesus Cristo e viveu com radicalidade e total entrega em todas as situações. Os relatos nos contam que ela passou cerca de 50 anos sem sentir a presença de Deus ou ouvir Sua voz. Mesmo assim, ela permaneceu.

Ouvir, e até mesmo ler, essa palavra “abandono”, parece nos incomodar muito. Logo partimos para o significado de exclusão e solidão, apenas. Santa Teresa, vivenciando esse tempo de “noite escura”, compreendeu que a única coisa necessária era estar com Deus. Ela aprendeu que não era necessário entender tudo, mas que precisava confiar em Quem a chamou.

Abandono aos olhos da fé

Aos olhos da fé, abandono é estar totalmente entregue, rendido nos braços de Deus. E isso é ir além dos nossos conceitos, desejos, anseios, sentimentos… é ir além de nós mesmos! São João da Cruz revela esse tesouro de vivência da fé em uma frase: “Renuncie aos desejos e encontrará o que seu coração deseja”.

Viver um verdadeiro abandono em Deus nos ajuda a ser livres de tudo, de nós mesmos, e chegarmos ao que, de fato, nosso coração deseja: a pertença total a Deus, à intimidade profunda com Ele. Nesse mesmo sentido, santa Teresa nos ensina com um de seus pensamentos:

“Não sou nada, sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja”.

Deixar Deus ser Deus

Santa Teresa de Calcutá permitiu que Ele, seu Senhor, escrevesse tudo em sua vida e história. Durante o tempo de escuridão, ela sabia que – por mais que não tivesse a visão do todo que estava acontecendo – Deus permanecia escrevendo, a usando como esse lápis.

Por isso, permaneceu, confiou, não se ateve a sentimentos e desejos de entender tudo: apenas viveu o que sabia que precisava viver. Cuidou dos mais necessitados, dos mais pobres entre os pobres, pois sabia que esse era o convite de Deus para sua vida.

Santa Teresa de Calcutá nos ensina

Talvez, hoje você esteja enfrentando uma árdua luta, assim como santa Teresa em sua noite escura. Tenha fé! Permaneça! Sua luta e sua escolha são fundamentais para que a obra de Deus se estabeleça no meio do caos desse mundo.

Gostaria de te convidar a se aproximar desta grande santa e participar conosco de 9 dias com Santa Teresa de Calcutá para um abandono em Deus. Uma novena online promovida pela Comunidade Aliança de Misericórdia e a rede social de oração Hozana. Nestes 9 dias vamos fazer juntos um itinerário de fé, pedindo que, pela intercessão de Santa Teresa de Calcutá, firmemos os olhos e coração em Deus. Clique aqui para participar.

Busque a Deus de todo o seu coração, deixe-se encontrar por Ele e você provará do mais puro e forte amor. Esse amor será o suficiente e o bastante para você viver tudo o que for preciso. Santa Teresa de Calcutá provou desse profundo amor e ele foi suficiente para que ela vivesse tudo. Esse amor foi tão forte na história dessa santa que se tornou carne em sua carne.

Que Santa Teresa de Calcutá interceda por nós e nos ajude a ser essas “gotinhas de água que fazem o mar maior!”

Rosana Meneses, Missionária Comunidade Aliança de Misericórdia, pelo Hozana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here