O Papa Francisco com Najib Mikati, primo-ministro do Líbano (Vatican News)
Vatican News
O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, 16 de março, no Vaticano, o primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, que logo em seguida se encontrou com cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, acompanhado do arcebispo dom Paul Richard Gallagher, secretário das Relações com os Estados e Organizações Internacionais.
Preocupação com a situação dos libaneses
Durante as cordiais conversações na Secretaria de Estado, lê-se num comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, foi reiterada a preocupação da Santa Sé com a difícil situação socioeconômica vivida pela população libanesa, agravada pelo impasse institucional em que o país se encontra, que aguarda com urgência a eleição de um novo Presidente da República.
Importância da coexistência pacífica entre diferentes credos
Ao ressaltar a importância da presença irrenunciável dos cristãos no Líbano e em todo o Oriente Médio, também foi reiterada a necessidade de que a coexistência pacífica entre os libaneses de diferentes credos seja reforçada a fim de garantir a paz e a estabilidade em toda a região.
Os presentes
Na tradicional troca de presentes, Francisco, informa ainda a Sala de Imprensa vaticana, deu ao premier Mikati uma obra em bronze intitulada “Amor social”, representando uma criança ajudando outra a se levantar, com a escrita “Amar Ajudar”; volumes de documentos papais; a Mensagem para a Paz deste ano; o Documento sobre a Fraternidade Humana e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV (Livraria Editora Vaticana). O primeiro-ministro deu ao Papa uma representação artística de uma pia de água benta em pedra com uma imagem de Nossa Senhora das Dores.