O Papa recebe dom Cabrejos: a reestruturação do Celam no centro da audiência

“Durante o encontro o prelado compartilhou com o Papa a aprovação do processo de renovação e reestruturação do Celam, feita durante a 38ª Assembleia Geral do Episcopado Latino-Americano” realizada em maio de forma mista, ou seja, tanto em presença, na Arquidiocese de Trujillo, no Peru, quanto on-line. Por sua vez, o Pontífice “expressou ao presidente do Celam sua alegria pela próxima Assembleia Eclesial para a América Latina e o Caribe”, marcada para 21 a 28 de novembro no Santuário de Nossa Sra. de Guadalupe

Vatican News

A reestruturação do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) esteve no centro da audiência privada concedida pelo Papa Francisco a dom Miguel Cabrejos, presidente do órgão, bem como da Conferência Episcopal do Peru (Cep).

Em nota divulgada na quarta-feira, 16 de junho, pela Conferência episcopal, destaca-se que “durante o encontro o prelado compartilhou com o Papa a aprovação do processo de renovação e reestruturação do Celam, feita durante a 38ª Assembleia Geral do Episcopado Latino-Americano” que foi realizada em maio de forma mista, ou seja, tanto em presença, na Arquidiocese de Trujillo, no Peru, quanto on-line.

Próxima Assembleia Eclesial para a América Latina e o Caribe

Por sua vez, continua a nota, o Pontífice “expressou ao presidente do Celam sua alegria pela próxima Assembleia Eclesial para a América Latina e o Caribe”, marcada para 21 a 28 de novembro próximo no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, em Cidade do México, e “cujo processo de escuta já está em andamento, encorajado pelas 22 Conferências episcopais do continente”.

Por fim, levando ao Papa “as afetuosas saudações de todo o povo peruano, latino-americano e caribenho”, dom Carbejos também expressou a Francisco “o importante apoio oferecido pela Conferência episcopal local à população peruana diante da pandemia da Covid-19”.

Campanha solidária “Respira Peru – porque oxigênio é vida”

No país, de fato, a emergência sanitária causou, até hoje, quase 2 milhões de contágios e cerca de 190 mil mortes. A Igreja católica nacional colocou-se desde o início a ajudar a população através de numerosas iniciativas de solidariedade.

Uma delas é a campanha de solidariedade “Respira Peru – porque oxigênio é vida”, lançada em julho de 2020 pela própria Conferência episcopal, juntamente com a Universidade de Santo Inácio de Loyola e a Sociedade Nacional de Indústrias.

Garantir oxigênio para todos os pacientes com coronavírus

A iniciativa tomou como objetivo levantar fundos a fim de garantir oxigênio para todos os pacientes com coronavírus. E os resultados não demoraram a chegar: já em agosto de 2020 foi possível adquirir três sistemas de oxigenação que foram entregues por empréstimo pela Conferência episcopal para uso, com a possibilidade de mudar sua localização dependendo da emergência.

Um deles foi destinado à província de Picota, na região de San Martin; outro foi destinado a Huánuco, outra área gravemente afetada pela pandemia, enquanto o terceiro sistema de oxigenação foi implantado em Arequipa, no Hospital Carlos Seguín Escobedo de Essalud.

Vatican News – IP/RL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

um × 5 =