O Papa: a universidade católica deve ajudar os jovens a realizar seus sonhos e objetivos

Na mensagem ao arcebispo de Cracóvia pelos 625 anos da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II, Francisco deseja que esta Universidade “seja um lugar de formação para as novas gerações de cristãos, não somente através do estudo científico e da busca da verdade, mas também através do testemunho social de viver a fé. Que seja uma comunidade na qual a aquisição do conhecimento se conjuga com a promoção do respeito pelo ser humano”.

Mariangela Jaguraba – Vatican News

O Papa Francisco enviou uma mensagem, nesta terça-feira (11/01), ao arcebispo de Cracóvia, dom Marek Jędraszewski, pelo aniversário de 625 anos da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.

Ouça e compartilhe

Em 11 de janeiro de 1397, a pedido da Rainha Santa Edwiges e de seu marido Ladislau, o Papa Bonifácio IX criou, com a Bula “Eximiae devotionis affectus“, a Faculdade de Teologia até então Academia de Cracóvia, e mais tarde Universidade Jaguelônica. A sua continuação é a atual Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.

Não esquecer a tradição e criar o futuro

“Passaram 625 anos deste importante acontecimento, que marca o início da história relativamente jovem desse ateneu. Junto com vocês, agradeço a Deus por esta tradição de mais de seis séculos, com todas as suas conquistas científicas e didáticas, bem como sua espiritualidade criada por seus santos fundadores, professores e estudantes”, frisa o Papa na mensagem.

Segundo Francisco, “os tempos de hoje exigem de todos nós não esquecer a tradição, mas ao mesmo tempo olhar com esperança para o futuro e criar o futuro”. O lema da universidade é o mandato de Jesus “Ide e fazei discípulos” e sua missão “consiste na reflexão científica sobre o conteúdo da Revelação, utilizando métodos de pesquisa clássicos e contemporâneos”.

O Papa ressalta que “São João Paulo II salientou a necessidade de tal “ministério do pensamento”, através do qual os círculos universitários se unam à missão da Igreja de difundir a mensagem de Cristo ao mundo. Portanto, fiéis a séculos de tradição, leiam os sinais dos tempos, aceitem com coragem os novos desafios para levar a verdade do Evangelho ao homem contemporâneo e ao mundo”.

Lugar de formação das novas gerações de cristãos

Francisco deseja que esta Universidade “seja um lugar de formação para as novas gerações de cristãos, não somente através do estudo científico e da busca da verdade, mas também através do testemunho social de viver a fé. Que seja uma comunidade na qual a aquisição do conhecimento se conjuga com a promoção do respeito pelo ser humano”.

“Os jovens têm seus próprios sonhos e objetivos, e uma universidade católica deve ajudá-los a realizá-los com base na verdade, no bem e na beleza que têm sua fonte em Deus. O seu ministério de pensamento e busca da verdade é necessário para a Igreja na Polônia e no mundo de hoje. Realize-o com responsabilidade para ser fiel à sua missão: Ide e fazei discípulos”, conclui o Papa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze − 12 =