“O Espírito virá sobre ti”

    Chegamos ao 4º domingo do Advento e com ele nos aproximamos da celebração do Natal do Senhor. Neste Domingo acende-se por completo a coroa do advento indicando assim que a luz se aproxima e devemos nos encher dessa luz que o Messias trará na noite de Natal com o seu nascimento.

    Durante todo esse tempo do Advento fomos convidados a ficarmos em oração e vigilância aguardando o Senhor que virá. E chegando ao final desse tempo litúrgico do Advento somos convidados a nos enchermos da expectativa da chegada do Senhor. Somos convidados a ficarmos com nossas lâmpadas acesas e de prontidão para irmos ao encontro do Redentor. E dessa maneira refletir essa luz para todos que se aproximarem de nós.

    Na liturgia deste domingo somos convidados a nos enchermos dos mesmos sentimentos e expectativas que a Virgem Maria trazia em seu coração antes de dar à luz a Jesus. Por isso aguardemos com o coração cheio de alegria o anúncio da chegada do Filho de Deus. Durante essa semana interiorizemos em nosso coração, na nossa vida, as leituras da liturgia da Palavra e nos preparemos para celebrarmos o verdadeiro sentido do Natal para nós cristãos.

    A primeira leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16) nos fala do rei Davi que foi escolhido por Deus para reinar sobre o povo de Israel. Deus o tirou do meio do pastoreio das ovelhas, o ungiu e o elegeu como rei de Israel. E Deus diz ainda que o seu reinado não terá fim, que fará surgir um novo rei depois dele e esse estabelecerá a paz. Esse rei que viria depois é Jesus, ele veio para estabelecer a paz sobre todo o povo de Israel e construir aqui na terra o Reino de Deus. Jesus, por intermédio de São José, é da dinastia de Davi, ou seja, sucessor do rei Davi.

    No salmo responsorial [88(89)], o salmista diz que o amor de Deus por nós é eterno, não importa as nossas falhas ou pecados, ele sempre nos amará e nos dará o seu perdão. Até mesmo com a casa de Israel, tantas vezes o povo foi infiel a Ele, mas Ele nunca desistiu do povo e lhes perdoou toda a falta e ainda enviou o seu filho.

    Na segunda leitura (Rm 16,25-27) Paulo diz que devemos dar glória a Deus pois Ele nos ajuda a ser fiéis na escuta do Evangelho e na fidelidade a Jesus Cristo. Devemos dar glória a Deus eternamente e pedir a Ele que sejamos sempre fiéis a aliança trazida por Deus em Jesus Cristo.

    O Evangelho (Lc 1,26-38) nos coloca em sintonia com o mistério que iremos celebrar dentro de alguns dias e nos apresenta o Evangelho da anunciação do anjo a Maria. Por isso somos convidados como Maria a nos enchermos da expectativa da chegada do Messias e assim como ela sair e anunciar o Evangelho, como missionários e missionárias, assumindo o nosso batismo.

    Somos convidados assim como Maria a responder “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. Às vezes titubeamos num primeiro momento e o nosso coração se enche de dúvida quando Deus nos chama para uma missão, pedimos um tempo, rezamos, e fazemos uma série de questionamentos a Deus. Maria desde o início disse “Sim” a vontade de Deus e assumiu o plano dele na sua vida, por mais que fosse difícil.

    Somos convidados a partir dessa liturgia dominical a aceitarmos os planos de Deus na nossa vida e antes de tudo fazer a vontade dele e não a nossa vontade.

    Nesse finalzinho do tempo do Advento somos convidados a assim como Maria a sair para anunciar o verdadeiro sentido do Natal, na vizinhança, no trabalho, na escola. Enfim onde estivermos sermos testemunhas de Jesus Cristo.

    Muitas pessoas, infelizmente, ainda veem o Natal de modo superficial, mas o Natal é a festa do nascimento do Menino Deus, é a festa da nossa salvação. Que nesse Natal o menino Jesus nos traga “muitos” presentes, sobretudo o fim da pandemia, a paz e amor entre as pessoas, tantas coisas que necessitamos para vivermos bem. Que neste Natal possamos renovar nosso serviço generoso de anúncio do Evangelho, não pelas glórias do mundo, mas contemplando a singeleza e riqueza espiritual da manjedoura, possamos nos fazer pobres para que a nossa pobreza seja transformada pela graça dos dons divinos!

    Que o Menino Deus seja sempre a nossa paz e abençoe as nossas famílias com a sua chegada nesse Natal. Que a chegada do Menino Deus revigore a nossa esperança em dias melhores e possamos ser fiéis servidores do seu Evangelho. Que não seja uma celebração triste, mas o espírito Santo nos encha de alegria em dias melhores.

    Que sempre estejamos prontos para dizer: “Eis aqui a(o) serva(o) do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here