DIA DAS MÃES QUE AMAM, MÃES QUE CUIDAM!

    “Uma sociedade sem mães seria uma sociedade inumana, porque as mães sabem testemunhar sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a entrega, a força moral” (Papa Francisco)

             Celebramos, neste 5º. Domingo da Páscoa, o Dia das Mães! São estas mulheres que testemunham a beleza da vida, assim “ser mãe não significa somente colocar um filho no mundo, mas é também uma escolha de vida. Qual é a escolha de vida de uma mãe? A escolha de vida de uma mãe é a escolha de dar a vida. E isto é grande, é bonito.” (Francisco, 2015 – https://noticias.cancaonova.com/mundo/papa-francisco-manifesta-gratidao-e-afeto-a-todas-as-maes/ – acesso em 08 de maio de 2020).

             O “dar a vida” é o doar-se sem medidas, o amor incondicional que encontramos em todas as MÃES, desde as mais humildes, que tantas vezes são desamparadas e desassistidas pela sociedade e o Estado; as que sofrem ao verem seus filhos nos caminhos transviados nas drogas e prisões; até aquelas que assistem e sofrem o leito de morte dos seus filhos vivenciando a inversão do curso natural, enterrando aqueles que amou por primeiro.

             A intensidade de amor vivido por estas mulheres é divino, afinal só elas são capazes de “mostrar o rosto materno de Deus”, através da ternura, compaixão, maternidade, sendo esta última, uma participação essencial no renovação da geração humana, mistério da criação (Francisco). Assim, “Quando um filho cresce, torna-se adulto, caminha com as próprias pernas, faz o que quer e, às vezes, pode até sair do caminho. Em todas as situações, a mãe tem sempre a paciência de continuar a acompanhar os filhos. O que a impele é a força do amor; a mãe sabe acompanhar com discrição e ternura o caminho dos filhos e até quando erram procura sempre o modo de os compreender, para estar próxima, para ajudar” (Francisco, 2013 – https://noticias.cancaonova.com/mundo/papa-francisco-manifesta-gratidao-e-afeto-a-todas-as-maes/ – acesso em 08 de maio de 2020).

             Ora, e a Mãe sente quando o seu filho sofre, sente quando ele está passando por algo. Não é à toa que a “intuição de mãe” nunca falha. E outra coisa que nunca falha é quando a Mãe pede a Deus pelo seu filho, afinal elas sabem bater à porta do Coração de Deus: “As mães rezam muito pelos seus filhos, especialmente pelos mais frágeis, por quantos enfrentam maiores necessidades, por aqueles que na vida empreenderam caminhos perigosos ou errados” (Francisco, 2013).

             Enfim, o Ser Mãe é essencial para uma sociedade devido a força, luta, amor e caridade. “Uma sociedade sem mães seria uma sociedade inumana, porque as mães sabem testemunhar sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a entrega, a força moral” (Papa Francisco).

    Que Deus abençoe todas as mães! Que do céu as mães e avós falecidas sejam nossas intercessoras junto de Deus!

    Saudações em Cristo Ressuscitado!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here