O ano litúrgico A

    Estamos no ano litúrgico A, um tempo em que somos convidados a compreender e a refletir sobre o Evangelho de São Mateus, o primeiro escrito em Israel, por volta do ano 50. Diferentemente do ano civil, o ano litúrgico começa no primeiro domingo do Advento, ou seja, aproximadamente quatro semanas antes do Natal de Jesus Cristo, cujo ciclo se encerra no sábado anterior a ele, doze meses depois.

    Além do A, que promove a leitura do Evangelho de São Mateus, existem, na Igreja, os anos litúrgicos B e C, cada um representando um período — no ano B a leitura é do Evangelho de São Marcos e, no C, do Evangelho de São Lucas. Já o Evangelho de João, a Igreja o reserva para ocasiões especiais, como solenidades e festas cristãs.

    Mas essa sequência de leituras, divididas em ciclos, permite aos irmãos católicos a possibilidade de ler, estudar, meditar e contemplar toda a bíblia, especialmente suas passagens mais importantes, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

    Para isso, é preciso participar das missas diárias ou estudar a liturgia diária nesses três anos. Ainda assim, mesmo os irmãos e irmãs que conseguem frequentar apenas as missas dominicais, têm a possibilidade de alcançar a compreensão das mensagens contidas nos textos bíblicos.

    São relatos e passagens que nos encaminham para a vida em Jesus Cristo, que nos trazem a compreensão de seu exemplo — o Filho de Deus que veio para nos salvar —, que nos livra de todos os pecados e que renova a nossa fé incondicional N’Ele.

    São Mateus tinha o dom da escrita. Suas mensagens para os judeus convertidos ao cristianismo atraía a atenção, ao mesmo tempo em que encantava. Foi ele quem mostrou aos judeus que Jesus era o Messias, o enviado por Deus, e dessa narrativa decorre o fato de ter citado o Antigo Testamento em muitos de seus escritos.

    São Mateus narra, em seu Evangelho, seis grandes partes: a infância de Jesus; o começo da missão de Jesus; o Sermão da Montanha; o Ministério de Jesus na Galileia; o Ministério de Jesus na Judeia; e a Paixão e Ressurreição de Jesus. Esse é o mais longo de todos os Evangelhos, bem escrito e detalhado.

    Assim, neste ano litúrgico A, temos a oportunidade de conhecer o Evangelho de São Mateus, que contextualiza tão lindamente a presença de Jesus Cristo, a partir de alguém que conviveu com o Filho do Pai. Alguém que presenciou seus ensinamentos e modificou a história da nossa humanidade. Somos gratos a São Mateus e profundamente fiéis aos seus escritos.

    Vamos viver nossa vida em comunhão com a Igreja, participando com afinco da Santa Missa, neste ano litúrgico A, inspirados por São Mateus.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here