A Região de Santo Amaro conta agora com um novo espaço cultural e missionário. Neste último domingo (11) foi a inauguração do Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade.
Pertencente à Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo – Brasil Norte, o novo espaço está localizado no histórico Convento Santíssima Trindade, sede da província desde 1931.
A solenidade de inauguração foi marcada por uma série de atrações que promoveram um maior reconhecimento da pluralidade cultural e da atuação das missionárias, bem como da amplitude do espaço.
Com duração de três horas, a programação teve uma abordagem holística, integrando espiritualidade, diversidade cultural, expressões artísticas e momentos de convivência percorrendo os vários espaços disponíveis para eventos.
Na capela, muito apreciada para casamentos, os convidados participaram de uma vivência com apresentação cênica e expressão corporal. No auditório, além de danças folclóricas indiana e paraguaia, houve também apresentações de ginástica rítmica e de ballet de alunas do Colégio Espírito Santo, escola da Rede de Educação das irmãs missionárias. Após as atrações, os mais de 100 convidados foram conduzidos ainda à área verde do Centro Missionário Cultural para um esquete teatral do artista Tino de Lucca, que encerrou a tarde com um show exclusivo regado a um coquetel preparado especialmente para a ocasião.
Há mais de 2 anos em obras
Abrangendo uma área total de 17.400 m² ecologicamente sustentável, o convento passou por mais de 2 anos em reformas para estruturar o espaço que conta atualmente com capela para 200 pessoas, auditório com 105 lugares, palco e técnica completa e 4 salas para treinamento com total estrutura de áudio e vídeo, sendo uma com cozinha e acesso externo ao jardim. Além disso há também uma cozinha industrial, salão para refeições, quartos e suítes para hospedagem, estacionamento e área verde. Único na região com este porte, o espaço permite a realização de celebrações religiosas e eventos como cursos, treinamentos, retiros, encontros de casais e jovens, dentre outros. Mas propõe ser, antes de tudo, um espaço para a cultura da paz.
Segundo a provincial Ir. Maria Percila Vieira, o surgimento do espaço vem responder a um anseio há muito aguardado pelas irmãs. “Queríamos contar com um espaço bem estruturado para receber as nossas irmãs de outros países e para a formação espiritual da nossa própria congregação, como também oferecer este espaço para que outras pessoas, religiosas e leigas, pudessem vir e promover aqui eventos alinhados com o nosso carisma e espírito de JUPIC”, frisa Ir. Maria Percila.
JUPIC é a terminologia usada pela Igreja Católica para Justiça, Paz e Integridade da Criação. Enquadrados nesta categoria estão, por exemplo, os 2 eventos que já acontecem na casa. Apesar da recente solenidade de inauguração, o local sedia, desde março deste ano, um curso de formação teológica e missionária e um cine-fórum. O primeiro, em parceria com a Diocese de Santo Amaro, já conta com 135 alunos em duas turmas, enquanto que o cine-fórum, iniciativa da REDES – Rede de Solidariedade, também das irmãs missionárias, tem cunho cultural-social-pedagógico e é voltado para todos os públicos.
O novo Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade está sediado à Rua São Benedito, 2.146, Santo Amaro, e está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. As visitas devem ser agendadas com antecedência por telefone. O espaço também está disponível para eventos de fim de semana e à noite.
Serviço:
Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade
Rua São Benedito, 2.146 – Santo Amaro – 04735-004 – São Paulo
Tels.: (11) 5687-7229 e 5547-7222
Site: www.ssps.org.br
Blog: www.blog.ssps.org.br
Facebook/Twitter/Instagram: /sspsbrasilnorte
Youtube: www.youtube.com/channel/UCmuxQvMKkl-HsiJM3KHD1UQ
Assuntos gerais: convento@ssps.org.br
Administração: Luciana Leite – conventosst@ssps.org.br
Marketing: Rosane Kurzhals – gestaomkt.sede@ssps.org.br
NOTA: A Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo é fundada por Santo Arnaldo Janssen e as bem-aventuradas Helena Stollenwerk, Madre Maria e Hendrina Stenmanns, Madre Josefa, uma congregação missionária internacional presente em 49 países, nos cinco continentes. Os serviços missionários abrangem as áreas de educação, saúde, crianças carentes, idosos, pastoral nas comunidades das periferias e do interior, pastoral indigenista, justiça, paz e ecologia, comunicação, Bíblia, catequese, formação de lideranças, mulheres, apoio a população de rua e juventude, dentre outros. Site mundial: www.worldssps.org.
Fonte: Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo