Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

    Celebramos, hoje, dia 11 de fevereiro de 2023, a padroeira dos doentes, Nossa Senhora de Lourdes. Sua memória está ligada à aparição da Virgem Maria à Santa Bernadette Soubirous, em 11 de fevereiro de 1858, nas cercanias de Lourdes, na França. A Virgem Santíssima apareceu 18 vezes na gruta Massabielle.

    Em todas as suas aparições, Nossa Senhora de Lourdes trazia uma mensagem convocando todos à conversão, à oração e a confirmação do dogma da Imaculada Conceição. No local de sua aparição, por meio da Fonte de Lourdes, vários milagres aconteceram e acontecem até os dias de hoje.

    Nossa Senhora de Lourdes fez um pedido especial à menina Bernadette, de oração e penitência pela conversão dos pecadores. Bernadette voltou à gruta outras vezes às escondidas para se encontrar com a Virgem, que lhe assegurou: “Eu prometo fazer você feliz não neste mundo, mas no próximo”. Nos dias seguintes, a aparição convidou Santa Bernadette a cavar o chão e beber a água da nascente que tinha no local. Como notícia logo se espalhou, a mesma água foi administrada a doentes e curas milagrosas aconteceram. Uma delas era de uma mulher com a mão direita deformada por causa de uma acidente.

    Em 25 de março, a Virgem lhe disse: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Diante de tamanha pressão, a Igreja instituiu uma comissão que concluiu que a Virgem Maria de fato tinha aparecido à menina Bernadette. Desta forma, um culto foi formado em Lourdes e, até hoje, juntamente com Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, é um dos santuários mais visitados em todo o mundo, recebendo, anualmente, cerca de seis milhões de peregrinos.

    Por isso, é muito importante que todo cristão e cristã que esteja doente, que realize sua confissão sacramental antes da comunhão, e peça à Nossa Senhora de Lourdes a proteção necessária para enfrentar as adversidades.

    No dia de Nossa de Senhora de Lourdes também é celebrando o Dia Mundial do Enfermo. A Pastoral da Saúde se reúne para celebrar a Eucaristia para iniciar os trabalhos do ano. Esse é um momento importante, pois confiamos os trabalhos pastorais ao colo materno de Maria e, também, rezamos por nossos doentes.

    Hoje, também celebramos o 31º Dia Mundial do Enfermo, uma propícia e ungida iniciativa de São João Paulo II. Em sua mensagem especial deste ano, o Papa Francisco lembra que “o Santuário de Lourdes aparece ao nosso olhar como uma profecia, uma lição confiada à Igreja no coração da modernidade. Não tem valor só o que funciona, nem conta só quem produz. As pessoas doentes estão no âmago do povo de Deus, que avança juntamente com eles como profecia duma humanidade onde cada qual é precioso e ninguém deve ser descartado”.

    Portanto, nesse dia dedicado à Nossa Senhora de Lourdes, peçamos a proteção da Virgem Maria para todas essas pessoas, pedindo que ela olhe e conforte todos que estão deprimidos ou tristes e visite os doentes. Peçamos ainda a ela, numa prece especial, que cesse com todas as guerras e pandemias que assolam o mundo, vitimando tantos inocentes, para que a cura do corpo e da alma possa restaurar todos os corações que recorrem a intercessão divina da Imaculada Conceição.

    Celebremos com alegria o dia de Nossa Senhora de Lourdes e confiemos a Ela, Mãe da Saúde, todos os enfermos e que não faltem na Igreja pessoas para servir na Pastoral da Saúde, levando a misericórdia de Deus e o amor terno de Nossa Senhora a todos os enfermos. Confiemos, também, a ela o trabalho de todos os profissionais da saúde.

    Nossa Senhora de Lourdes, socorro dos doentes, rogai por nós!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here