Vatican News
A “Seção para o Pessoal de serviço diplomático da Santa Sé”, Terceira Seção da Secretaria de Estado, instituída pelo Papa Francisco em novembro de 2017, terá um subsecretário, mais precisamente Monsenhor Mauricio Rueda Beltz, nomeado nesta quinta-feira, 17, e que durante quatro anos – de fevereiro de 2016 a julho de 2020 – esteve envolvido na organização das viagens internacionais do Pontífice e que estava prestando neste momento seus serviços como conselheiro da nunciatura em Portugal. Monsenhor Rueda, de 50 anos e de origem colombiana, serviu nas nunciaturas na Guiné, Chile, Estados Unidos e Jordânia antes de chegar à Secretaria de Estado.
Também nesta quinta-feira foi anunciada a mudança de denominação do cargo desenvolvido pelo responsável da Terceira Seção da Secretaria de Estado, o arcebispo Jan Romeo Pawlowski, nomeado há cinco anos Delegado para as Representações Pontifícias.
A partir de hoje será “Secretário para as Representações Pontifícias”, com um título que o equipara aos responsáveis das outras duas secções, o substituto e o secretário para as Relações com os Estados. Uma modificação que ocorre em vista do que constará da nova Constituição Apostólica que reforma a Cúria Romana, a “Praedicate Evangelium“, atualmente em estudo.
A Terceira Seção trata exclusivamente dos assuntos relativos às pessoas que trabalham no serviço diplomático da Santa Sé ou que se preparam para entrar nele, e foi criada para mostrar a atenção e a proximidade do Papa e dos superiores da Secretaria de Estado ao pessoal que desenvolve papel diplomático.