Mistério de amor

    Na liturgia da Igreja, depois da celebração da Pascoa, celebra-se a vinda do Espírito Santo e, no final, à maneira de conclusão e coroamento, celebra-se a solenidade da Trindade.
    Não é fácil falar de Deus. Não é fácil falar de algo que está tão distante e é tão misterioso. “Ninguém jamais viu a Deus” Pertence à outra ordem de ser. No entanto, ao mesmo tempo, encontra-se profundamente envolvido na criação, porque é a sua criação e porque somos suas criaturas. Não encontramos Deus como quem encontra o vizinho da casa ao lado, quando sai para o trabalho a cada manhã. Mas, há muitas maneiras de conhecê-lo.
    Quando olhamos para a criação, quando olhamos para nós mesmos e para a maravilha que é, por exemplo, nosso próprio corpo, experimentamos a Deus como criador, aquele que nos tirou do nada e nos ofereceu a vida ( de fato, a única que nós temos). Dizemos então, que é Pai exatamente porque o vemos como gerador da vida, da nossa vida. Também fizemos memória de Jesus, aquele que nasceu em Belém e que passou a vida fazendo o bem, curando os enfermos e anunciando o Reino de Deus, Ele que falava de Deus como seu papai – Abá – e que logo morreu na cruz em uma tarde escura de sexta-feira. Lembramos de sua vida e de sua ressurreição.É o Filho porque havia algo de especial naquele homem que não nos atrevemos a definir. Sua humanidade era tão grande que nele vemos a presença de Deus; Recordamos também o tempo posterior a Jesus, Os apóstolos e os discípulos sentiram a presença do Espírito de Deus. Esse Espírito trouxe-lhes inspiração e os animou a anunciar a Boa-Nova do Reino. Hoje continua animando e inspirando muitos a prosseguir no anúncio da salvação para todos.
    Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Três formas de ver a realidade? Não. Há algo mais.  Algo que nos diz que esse mistério que é Deus é o mistério de amor. E que, quando experimentamos a presença de Deus, sentimo-nos chamados a participar desse amor e compartilhá-lo com os que estão ao nosso redor. Viver como Deus – essa é nossa vocação – é viver amando.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here