MISSIONÁRIA DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM HÁ 10 ANOS NO MADAGASCAR CONVIDA PARA A JORNADA DE ORAÇÃO E MISSÃO DEDICADA AO PAÍS

“Nós somos sustentados também pela oração”, assim com essa frase a missionária da comunidade católica Shalom, Vanda Pereira Santos, que há 10 anos está em missão no Madagascar, reforça o pedido de oração na Jornada de Oração e Missão dedicada ao Madagascar, neste dia 1º de outubro, sexta-feira.

“Rezem por nós missionários, rezem pelo povo de Madagascar, pela Igreja, pelos governos e pelos mais pobres”, convidou.

A missionária conta que evangelização em Madagascar é muito desafiante por conta da diversidade religiosa, e da existência de muitas seitas. “A experiência que vou tendo todos os dias é de acreditar que a graça e o amor de Deus podem transformar o homem”, partilhou. Segundo ela, o maior desafio da missão é lidar com as pessoas que têm a sua dignidade ferida, com a pobreza do país, não apenas financeira mas também moral e espiritual.

O trabalho missionário da comunidade Shalom no país abriu muitas frentes de trabalho, uma delas é com crianças de 3 a 14 anos, por meio do projeto José do Egito que funciona com alfabetização e aulas de 14h30 às 17h. Além da ensinar a ler, eles também fazem o primeiro anúncio e a catequese para as crianças não batizadas. “Temos também a evangelização porta a porta, experiência que nos faz encontrar com as famílias totalmente desestruturadas e empobrecidas”, relata.

Além disto, eles oferece também cursos profissionalizantes de artesanato com adolescentes e mães do projeto José do Egito e geração de renda, visitas aos doentes nos hospitais e cursos de culinária e de violão. “Aproveitamos também estes momentos para a evangelização, o primeiro anúncio e buscar fortalecer a fé católica. Ensinamos as pessoas a louvar a Deus mesmo nas tribulações”, disse.

“Nós recebemos muito mais que damos como missionários. Saímos, deixamos nossa pátria e familiares e viemos para cá acreditando também na Palavra e na promessa de Deus de que quem deixa tudo ganhará o Reino de Deus e a vida Eterna. Isto nos dá o sentido real de ser missionário. A felicidade está em ser missionário em um país em meio a tantos desafios. Vamos acreditando que somos incapazes mas é a graça de Deus que nos faz ir além. Nestes 10 anos na missão consigo perceber as maravilhas que Deus faz no meio do povo e na Igreja também. Em meio à pobreza, vamos vendo que nosso trabalho como formiguinha faz sentido”, relata.

Jornada de Oração e Missão dedicada ao Madagascar

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN), convidam a Igreja no Brasil à  Jornada de Oração e Missão dedicada ao Madagascar, no dia 1º de outubro.

O Estado independente localizado na ilha de Madagascar, no sul da África, próximo a Moçambique, sofre a pior seca em quatro décadas. Esta catástrofe devastou comunidades agrícolas isoladas no sul do país, onde as famílias recorrem a insetos para sobreviver.

Secas sucessivas secaram completamente o solo no sul do país. — Foto: Ocha/Reuters/Via BBC

A ONU estima que 30 mil pessoas estejam atualmente sofrendo o nível cinco de insegurança alimentar – o mais alto reconhecido internacionalmente – e há o temor de que o número de afetados possa aumentar muito quando Madagascar entrar no tradicional “período de escassez” antes da colheita.

O impacto da seca atual também está sendo sentido em cidades maiores do sul de Madagascar, com muitas crianças forçadas a pedir esmolas nas ruas para conseguir comida.

A Jornada de Oração e Missão faz parte de uma série de jornadas desenvolvidas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária  CNBB e ACN que coloca o valor da oração como “agir missionário” e propõe que cada cristão católico dedique um tempo do dia para rezar pelo país. Faça parte desta corrente de oração e nas redes sociais utilize a hashtag #rezepelomadagascar.

Confira, abaixo, o vídeo produzido especialmente para esta jornada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here