Missa do Crisma

    Durante a Semana Santa, a Semana Maior, na manhã da Quinta-feira Santa, em todas as Catedrais das dioceses do mundo, é celebrada a Missa do Crisma. Durante essa liturgia, o bispo e o clero diocesano concelebram e realizam dois ritos principais: a bênção dos Santos Óleos, que incluem o Óleo do Crisma, o Óleo dos Enfermos e o Óleo do Batismo, e a Renovação das Promessas Sacerdotais dos padres perante o bispo.

    A Missa do Crisma é um momento importante para a Igreja Católica e é celebrada pelo Bispo da diocese em conjunto com os sacerdotes locais. É uma oportunidade para a comunidade religiosa se reunir, honrar a vocação sacerdotal e renovar o compromisso de servir a Deus e à comunidade.

    Durante a cerimônia, o Bispo Diocesano abençoa os óleos que serão usados nos sacramentos. O óleo do Crisma é utilizado em batismos, confirmações e ordenações de sacerdotes, simbolizando a força e o poder de Deus. O óleo dos catecúmenos é usado no batismo, simbolizando a purificação e a renovação da alma. Já o óleo dos enfermos é usado na unção dos doentes, simbolizando a cura e a consolação divina.

    Além da bênção dos óleos, a Missa do Crisma é uma oportunidade para os sacerdotes renovarem seus votos e se comprometerem novamente com a missão de servir a Deus e à comunidade. É uma ocasião para agradecer a Deus pela vocação e para buscar forças para continuar no caminho da santidade.

    A renovação das promessas sacerdotais consiste na reafirmação do compromisso de servir ao povo de Deus, em conformidade com o ministério que nos foi outorgado por Jesus Cristo, que nos fez Reino e sacerdotes para Deus Pai. Essa renovação é celebrada durante a Missa do Crisma, quando lembramos que o Espírito do Senhor está sobre nós, ungindo-nos para anunciar a Boa Nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção aos cativos e libertação aos prisioneiros. Nossa missão é proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança de Deus, consolando todos aqueles que choram e oferecendo coroas de alegria em lugar de cinzas, e óleo de alegria em lugar de tristeza, para aqueles que sofrem por Sião. Tudo isso para a glória e o poder de Deus pelos séculos dos séculos (cf. Is 61,1-3).

    Para os fiéis, a Missa do Crisma é uma oportunidade para aprofundar a compreensão da importância dos sacramentos e da vocação sacerdotal. É um momento para agradecer a Deus pela presença dos sacerdotes em suas vidas e para rezar por eles, para que possam continuar a servir com dedicação e fidelidade.

    A Missa do Crisma também nos convida a refletir sobre a importância da vocação sacerdotal e dos sacramentos. É uma ocasião para nos unirmos como comunidade e para renovarmos o nosso compromisso com Deus e com o serviço ao próximo. Que esta celebração nos inspire a seguir no caminho da santidade e da fidelidade à nossa vocação, seja ela qual for.

    Que neste dia possamos incluir em nossas orações todo o clero, especialmente, os sacerdotes de nossas paróquias, para que possam continuar a missão de propagar a Palavra de Deus para aqueles que esperam e confiam nela. Que eles possam espalhar o bom aroma de Cristo para todas as pessoas que o aguardam.

    Deus ilumine, abençoe, santifique e guarde todos os sacerdotes, particularmente aqueles que sofrem e estão privados de seu ministério. Rezemos pelos padres que são perseguidos pelas “maldades dos amigos de Satanás”, ou seja, daqueles que querem o mal da Igreja e da sociedade, e nunca a santificação do Povo de Deus. Muitos, infelizmente, por má fé querem apenas perseguir e maltratar aos presbíteros. Isto precisa de um basta! Precisamos, quando há algum problema com os presbíteros de nossas comunidades ajuda-los a sair das dificuldades. Não podemos querer jogar os padres precipício abaixo. Ao contrário, reze por seus sacerdotes, ajude-os em suas necessidades e os fortaleça com a sua oração e com a sua presença espiritual!

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here