MISSA DO CRISMA

    Na manhã desta Quinta-feira Santa, é celebrado nas Igrejas Catedrais de cada diocese do mundo todo, a Missa do Crisma. Onde, o bispo e o clero diocesano concelebram tal liturgia com dois pontos fundamentais: a bênção dos Santos Óleos (os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo) e a Renovação das Promessas Sacerdotais dos padres perante o bispo.

    A Bênção dos Santos Óleos, o do Crisma, dos Enfermos e do Batismo, usados em diversos sacramentos durante o ano, é realizada pelo Sr. Bispo junto do clero, pois os sacerdotes irão levar tais óleos sagrados para suas respectivas paróquias. “O Óleo do Crisma é misturado com perfumes, para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma e na ordem; o óleo para os catecúmenos e dos enfermos, são sinais da força que nos liberta no mal e nos sustenta na provação da doença”, respectivamente (Missal Dominical – Missal da Assembleia Cristão. Adaptado).

    A Renovação das Promessas Sacerdotais é a reafirmação do ministério constituído pelo compromisso ao serviço do povo de Deus, pois “Jesus Cristo fez de nós um reino e sacerdotes para Deus, seu Pai. A ele glória e poder pelos séculos dos séculos. Amém.” (Antífona de Entrada – Missa do Crisma). Portanto, a missão dos sacerdotes se renovam para rememorar que “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que choram, para reservar e dar aos que sofrem por Sião uma coroa, em vez de cinza, o óleo da alegria, em vez da aflição” (cf. Is 61,1-3a).

    Que nesta celebração, possamos colocar nas intenções de todo o Clero, em particular, os sacerdotes de nossas paróquias, a fim que mantenham a missão de perpetuar a Palavra de Deus a todos que esperam e confiam. Transbordando o bom odor de Cristo a todas as pessoas que O esperam. 

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here