Mídia integrada no 1º Encontro da Amazônia Legal

A Associação Católica de Comunicação e a Signis Brasil desenvolveram um projeto inédito de integração dos meios de comunicação católicos para a cobertura jornalística do 1º Encontro da Amazônia Legal, de 28 a 31 de outubro, em Manaus (AM).

Esta é a primeira vez que um evento da Igreja no Brasil terá este modelo de comunicação que resultará numa ampla divulgação em todo o território nacional. O conteúdo será produzido e distribuído em 11 títulos impressos entre jornais e revistas (associados à Signis Brasil), com uma tiragem superior a 1 milhão de exemplares, 229 rádios de todo o país, além dos sites destes veículos, todos atuando a partir de uma pauta comum.

A linha norteadora dos conteúdos será baseada nos pontos: “O que é a Igreja da Amazônia legal?; Realidade da população da Amazônia”; “Problemas da missão na Igreja da Amazônia e Resultados colhidos da missão da Igreja”.

Para a Presidente da Signis, Irmã Helena Corazza “a relevância do encontro da Amazônia é muito grande, tanto para a Igreja quanto para o diálogo com a sociedade, nas questões pontuais ali discutidas. E esta é a nossa missão como veículos católicos”, afirma.

O presidente da RCR e um dos idealizadores do projeto da rede de comunicação católica para este evento, Frei Romanini, reforça que “é hora de aproveitarmos o potencial da mídia católica para unirmos esforços e desta forma ampliarmos a divulgação dos temas discutidos pela Igreja”.

A Signis Brasil é uma associação católica de comunicação com a missão de animar, unir os meios de comunicação católicos e de inspiração cristã do País e a formação de comunicadores para se articularem no espírito de colaboração, interação para que exerçam seu carisma em colaboração, em vista dos objetivos comuns. É reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB); filiada à Signis Mundial; ligada ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e mantém diálogo e intercâmbio com a Signis AL e Caribe.

Rede Católica de Rádio, RCR, é uma associação formada por cinco bases geradoras de rádio, vinculadas a organismos da Igreja Católica. O principal objetivo é realizar a comunhão entre as emissoras, produzindo e partilhando programação e conteúdos de rádio, como os programas Jornal Brasil Hoje e Igreja no Rádio, entre outros, a partir das diferentes regiões do Brasil.

A Rádio Vaticano também estará presente em Manaus com Cristiane Murray, da equipe do Programa Brasileiro.

 

Local: Manaus
Fonte: Rádio Vaticano