“Uma ocasião para dar mais concretude a um diálogo ecumênico que está crescendo visivelmente”. “Retribuímos com alegria e espírito de fraternidade a visita que o Papa nos fez em junho de 2015, encontrando-nos no Templo Valdense de Turim, local símbolo da emancipação dos valdenses após 1848”. Assim o moderador da Tavola Valdense, Pastor Bernardini, anunciou a audiência com o Papa Francisco no próximo sábado. Será a primeira vez na história que uma delegação das Igrejas Metodista e Valdense encontra um Pontífice no Vaticano.
“Será uma ocasião para dar mais concretude a um diálogo que, também sob o impulso do Papa Francisco, está crescendo visivelmente – prosseguiu o moderador, na declaração publicada esta terça-feira no site da Igreja Valdense. Não penso somente aos documentos doutrinais redigidos em comum, mas também na necessidade de uma nova e mais acolhedora missão cristã em um mundo sempre mais plural e secularizado; e penso também no ecumenismo na “diaconia” que talvez nunca como nestes dias, aproxima católicos e protestantes no compromisso comum por um mundo mais capaz de diálogo e justiça, como a acolhida dos refugiados e a tutela dos direitos dos migrantes”.
A delegação, que será guiada pelo Pastor Bernardini, contará com a presença dos pastores e leigos Greetje van der Veer, Aldo Lausarot, Luca Anziani, Jens Hansen, Lothar Vogel, Maria Bonafede, Raul Matta, Claudio Paravati e Paolo Naso.
Após a Audiência, a delegação almoçará no Vaticano, no refeitório da Casa Santa Marta.
Fonte: Rádio Vaticano