Mês da Bíblia

    Na pedagogia da Igreja, setembro é o mês da Bíblia. Por isso, apresentamos a seguinte reflexão.

    Texto inspirador: “o que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e nossas mãos têm apalpado, no tocante ao Verbo da vida, porque a vida se manifestou a nós e a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai que se nos manifestou – o que vimos e ouvimos nós anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. ” (1Jo1, 1-3).

    • Ignorar as Escrituras, é ignorar a Jesus Cristo (São Jerônimo). Portanto, ignorá-Lo é menosprezá-Lo, porque, por Ele e Nele, tudo foi criado, redimido e santificado. Ademais, Jesus é o Bom Pastor (Belo Pastor) (Cf. Jo 10, 11). Devemos, portanto, ouvir sua voz e segui-Lo na vida. Qual é, então, nossa postura, diante da Palavra de Deus? Reafirmo: todos nós devemos tornar-nos evangelizadores, pelo testemunho e pela Palavra. Transcrevo, por isso, esta sugestiva historieta: “aconteceu certo dia, que o Rabbi Akiba, um mestre muito famoso que viveu no tempo dos apóstolos, participou de uma celebração no dia de sábado. O chefe da sinagoga, tendo-o reconhecido, convidou-o para ler um trecho da Escritura, mas ele recusou subir ao púlpito. Os seus discípulos, então, lhe disseram: ”mestre não nos ensinaste, por acaso, que a Escritura é a nossa vida e a extensão dos nossos dias? Por que, então, não aceitas subir ao púlpito? ” Rabbi Akiba respondeu: “Pelo templo! Recuso-me a ler um texto da Escritura, se antes, não o li e meditei duas ou três vezes sozinho. Não se pode apresentar a Palavra de Deus, à comunidade sem antes tê-la esclarecido, duas ou três vezes, para si mesmo. ” (Fernando Armellini, SCJ; Celebrando a Palavra, Ano A, pg. 3). Agora, então, pergunto eu: Como agimos nós? Eu sugiro, lê-la ou ouvi-la com fé e amor, para então aprofundá-la e vivê-la, para, assim, anunciá-la, como discípulos de Cristo. Em, assim, sendo, não podemos tornar-nos coveiros da Palavra de Deus. Parabéns aos amantes, cultivadores e vivenciadores da Palavra.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here