Media: Bispos de Portugal e Espanha encontram-se nos Açores para debater parcerias

Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social vai decorrer este ano em São Miguel

Os bispos de Portugal e Espanha das Comissões Episcopais que coordenam o setor dos media vão realizar um encontro ibérico na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, entre hoje e 08 de junho.

“É mais uma oportunidade para trocar impressões, trocar informações, trocar experiências. Na sequência do que têm sido os encontros em anos anteriores, é uma experiência humanamente muito enriquecedora e ajuda a iluminar aquilo que são as nossas preocupações, a encontrar respostas”, disse o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais de Portugal.

À Agência ECCLESIA, D. Pio Alves explica que no encontro entre as duas comissões ibéricas é sempre abordada uma questão concreta do mundo da comunicação e sublinha que existe um “estreitamento de relações, troca de informações e conhecimentos” que ajudam a que se situem “com mais realismo” no que é “o panorama concreto da comunicação em Portugal”.

“Parcerias e redes na comunicação na Igreja” é o tema para a reunião de trabalho, que vai decorrer no Centro Pastoral Pio XII, da Diocese de Angra, inaugurado há um ano na Ilha de São Miguel.

Em declarações ao portal da internet ‘Igreja Açores’, o bispo de Angra afirmou que a realização deste encontro na diocese é uma oportunidade para “projetar a região no seu todo”, onde a comunicação social da Igreja “é uma referência”.

“A Diocese de Angra é uma diocese de referência em termos de comunicação social da Igreja e, embora não tenha neste momento um órgão diocesano escrito, ela faz um esforço de atualização permanente através da sua página on line e através da rede de comunicação interna que não pode deixar de ser sublinhado”, afirmou D. João Lavrador.

Para o bispo da Diocese de Angra, que será o anfitrião destas jornadas e que integra também a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, a realização deste Encontro Ibérico vai dar continuidade à colaboração em curso entre “duas igrejas irmãs que têm muito a aprender uma da outra”.

O encontro começa hoje à noite com uma tertúlia com o cônego Antonio Rego, açoriano e antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, em torno do tema “Dos vulcões da Atlântida à galáxia digital”.

Na manhã desta terça-feira Carmo Rodeia, colaboradora do Serviço Diocesano para a Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja da Diocese de Angra e diretora de comunicação do Santuário de Fátima, vai apresentar o tema “Parcerias e redes na comunicação na Igreja” juntamente com o diretor do Secretariado da Comisión Episcopal de Medios de Comunicación Social, o padre José Gabriel Vera, a que se segue o debate entre os bispos participantes.

O Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social termina com a apresentação das conclusões aos media da região, às 11h00 desta quarta-feira,

A realização de encontros ibéricos entre bispos que coordenam, nas respetivas Conferência Episcopais, o setor dos media começou nos mandatos em que D. João Alves, antigo bispo de Coimbra falecido em 2013,  foi presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Socais, entre 1999 e 2005.

 

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here