Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho

    Círio de Nazaré no Rio de Janeiro

    13 a 16 de julho de 2023

    É tempo de celebrar o Círio de Nazaré! É tempo de celebrar os louvores da Rainha da Amazônia que vêm ao nosso encontro. Sejamos peregrinos com Nossa Senhora de Nazaré! A nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro terá mais uma vez, de 13 a 16 de julho de 2023, a alegria de receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e realizaremos o tradicional Círio de Nazaré. Em Belém do Pará é realizado em outubro o grandioso e tradicional Círio.

    O Círio de Nazaré é uma forma de todos nós expressarmos a nossa fé, em Deus por intercessão de Nossa Senhora. Podemos aproveitar o Círio de Nazaré também para evangelizar as ruas do bairro, os morros de nossa cidade e comunidades. O Círio é missionário, pois vamos ao encontro das pessoas com Nossa Senhora e onde a Mãe Maria está, também está o Filho Jesus. A missão é justamente ir ao encontro do outro e com isso muitos corações são tocados.

    Ao longo dos dias do Círio de Nazaré muitas pessoas são tocadas e se emocionam ao ver a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Ao verem a imagem passar os fiéis apresentam a Nossa Senhora os seus pedidos e agradecem a sua intercessão. Nesses dias em que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ficar em nossa Arquidiocese peçamos paz e proteção para nossa cidade, nossa família, peçamos saúde e emprego.

    O tema do Círio de Nazaré desse ano de 2023 é: “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”. Na maioria das manifestações marianas, como por exemplo: Fátima, Aparecida, Guadalupe e Lourdes, ela vem socorro daquele povo e lhes dá uma nova esperança, de que tudo vai se iluminar. Do mesmo modo, ao longo desse Círio de Nazaré Nossa Senhora vem ao encontro do Povo de Deus e deseja reavivar em cada um a esperança. Ela é sinal de esperança e de paz, num mundo tão dilacerado pelo ódio, rancor e pobreza. O povo de Deus está sempre a caminho e Nossa Senhora ajuda o povo de Deus na caminhada rumo a Jerusalém celeste. Nossa Senhora é a protagonista da missão, Ela vai a frente e nos conduz até Deus.

    Estamos em período sinodal, a palavra Sínodo de fato significa caminhar junto, todo o povo caminha junto com a Igreja e em comunhão com o Papa Francisco para que a Palavra de Deus alcance a todas as pessoas. Ao longo do Círio em nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro muitas pessoas são tocadas, muitos milagres acontecem. Com Nossa Senhora de Nazaré nos colocamos a caminho a do céu e ela traz consigo o seu filho Jesus.

    Partilhem para os seus vizinhos e amigos a programação do Círio de Nazaré em nossa Arquidiocese, mesmo que morem em outros munícipios próximos convide-os para que venham participar, e façamos uma grande festa e um momento forte de evangelização. Façamos um grande trabalho de acolhida aos peregrinos que virão ao Círio, oferecendo água, descanso, uma sombra, sobretudo para aqueles que vem de longe. “Acolher também é evangelizar” e faremos isso ao longo Círio de Nazaré em nossa cidade.

    A programação terá início na Quinta-Feira, dia 13 de Julho com a chegada da Imagem no aeroporto Santos Dumont às 08h50. Às 09h30 acontecerá a Santa Missa no 3º COMAR. Às 11h a imagem visitará o Educandário que leva o seu nome em Catumbi. Às 14h30, Visita ao Convento de Nossa Senhora de Belém na Freguesia. Às 15h30 visita ao Santuário Nossa Senhora de Loreto, no mesmo bairro. Às 16h30, Missa na Capela Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Camorim. Por fim, às 19h00, Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Engenho Novo que está completando 90 anos.

    Na Sexta-Feira, dia 14 de julho, a programação inicia logo cedo, às 07h30 com a Santa Missa no Retiro do Clero, no Centro de Estudos do Sumaré. Às 10h20, a imagem visitará o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Às 14h00, a imagem visitará a Paróquia Jesus de Nazaré na Maré. Às 16h00, a imagem visitará a Capela Nossa Senhora de Nazaré, em Cacuia. Por fim, às 19h00, acontecerá a Santa Missa na Paróquia São Sebastião, em Santa Cruz.

    No Sábado, dia 15 de julho, a programação iniciará às 09h00, com a Santa Missa com o Apostolado da Oração, na Paróquia Santa Margarida Maria, na Lagoa. Às 10h30, visita a Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana. Às 11h30, visita ao Centro de Tradições Nordestinas. Às 14h30, Visita a Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca. Às 16h30, Missa na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Acari. Por fim, às 19h00, Missa e Vigília na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Anchieta.

    No último dia de visita da Imagem, no Domingo dia 16 de julho, às 08h00 acontecerá a Santa Missa, transmitida pela TV Brasil, na Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro. E às 10h00, Santa Missa na Paróquia São Tiago de Inhaúma. Após essa atividade encerra-se o Círio de Nazaré 2023 com a imagem voltando ao aeroporto.

    Viver e celebrar o Círio de Nazaré é estar matriculado na escola de Maria que nos aponta Jesus! Nossa Senhora de Nazaré continua sendo sinal de esperança e de compaixão para o povo que quer com Ela caminhar ao encontro do Cristo Ressuscitado!

    Participemos do Círio de Nazaré em nossa Arquidiocese nesse ano, com certeza muitas graças serão alcançadas, pois quem pede à Mãe, o Filho atende. Procure ir em algum momento de celebração e acompanhar a procissão da imagem quando se deslocar de uma Igreja a outra. Todas as celebrações e deslocamentos serão acompanhados pelo nosso Sistema de Comunicação da Arquidiocese – SCA. Que Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus, interceda por nossas necessidades nesses dias que a imagem peregrina estiver em nossa cidade e que do Rio de Janeiro a benção da Mãe chegue a todo o Brasil.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here