Livro traz 25 anos de relações diplomáticas entre Bulgária e Santa Sé

Na esteira da solenidade dos santos apóstolos Pedro e Paulo, celebrada em 29 de junho – festa da Santa Sé –, vai ser apresentado na quinta-feira (30/06), em Sófia, o livro “Bulgária e Santa Sé. 25 anos de relações diplomáticas”, publicado pela Livraria Editora Vaticana.

A histórica viagem de São João Paulo II à Bulgária

O Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, que é autor do prefácio do livro, enviou uma mensagem especial para a ocasião. Participarão da apresentação, entre outros, o núncio apostólico na Bulgária, Dom Anselmo Guido Pecorari, o presidente do Pontifício Comitê das Ciências Históricas, Pe. Bernard Ardura, e o ex-rei Simeão de Saxônia Coburgo Gotha – premier da Bulgária durante a visita de João Paulo II em 2002.

“Certamente, a viagem do Papa foi o evento histórico mais importante nestes 25 anos repercorridos no volume através de uma excelente documentação histórica”, pondera o núncio apostólico.

A excepcional contribuição de Dom Angelo Roncalli, que mais tarde se tornou Papa João XXIII

“É uma importante página de história que oferece a oportunidade de reevocar alguns momentos significativos das vicissitudes religiosas búlgaras e das relações com a Santa Sé”, cujas origens mais remotas remontam à Idade Média, afirma o responsável pela organização do volume, Prof. Kirill Plamen Kartaloff, que acrescenta:

Uma parte da obra é dedicada “à excepcional contribuição do primeiro delegado apostólico em Sófia, Dom Giuseppe Angelo Roncalli, que mais tarde veio a tornar-se Papa João XXIII. Ele amava muito os búlgaros e ainda hoje, aqui, chamam-no de o Papa “búlgaro”.

 

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here