Lisboa, 11 dez 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa vai abrir este domingo a ‘Porta Santa’ na Catedral da capital portuguesa, um gesto que marca o início do Ano da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, na diocese.
A cerimônia vai ter lugar na Missa das 11h30 e uma carta da Vigararia Geral do Patriarcado deixa um convite à participação “não apenas dos fiéis das paróquias da cidade de Lisboa” mas “de todas as paróquias e movimentos”.
“Embora outras [portas] se abram na diocese, a abertura na Igreja Mãe de todas as Igrejas da nossa diocese reveste-se de singular significado e importância”, refere a missiva.
O cardeal-patriarca de Lisboa estabeleceu 17 igrejas jubilares – uma por cada vigararia (conjunto de paróquias) da diocese – para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
“Para que, não apenas em Roma, mas em todas as Igrejas particulares se viva o Jubileu como um momento extraordinário de graça e renovação espiritual, o Santo Padre estabelece que na Igreja Catedral e noutras igrejas da Diocese se abra uma ‘Porta da Misericórdia’ onde os fiéis, atravessando-a, possam ser abraçados pela misericórdia de Deus e se comprometam a serem misericordiosos com os outros, como o Pai o é conosco”, refere o decreto de D. Manuel Clemente.
Fonte: Agência Ecclesia