Uma história incrível para inspirar a sua semana natalina
Recentemente, o Irmão Mike Herlihey, um frade capuchinho, compartilhou no Facebook uma conversa maravilhosa que teve com uma menina de 12 anos, Sara Marques, sobre o Espírito Santo, e uma carta que ela enviou ao Papai Noel.
Você pode pensar que uma conversa sobre espiritualidade e uma carta ao Papai Noel têm pouco em comum. Mas acabaram levando a uma série de circunstâncias que demonstram exatamente como o Espírito Santo está agindo, mesmo quando não percebemos.
Antes de chegarmos à cartinha, é importante conhecer um pouco da história de fundo sobre como o Espírito Santo ganhou vida para uma menina em uma missão de salvar o mundo…
Aprendendo sobre o Espírito Santo
A história começou quando o Irmão Mike conversou com Sara — cuja família vem do Brasil, mas atualmente mora na Virgínia — e seu amigo Nathan*, de 11 anos, sobre o Espírito Santo. O Irmão Mike explicou como foi a conversa:
“’Irmão Mike, quem é o Espírito Santo?’ ‘Irmão Mike, o que o Espírito Santo faz?’ e assim por diante. Foi ótimo! Eu disse-lhes que o Espírito Santo é como o vento; você não pode ver o vento, mas pode ver seus efeitos, as árvores se movendo e a sensação em sua pele. Eu disse-lhes que o Espírito Santo é Deus, e aquele a quem Jesus deixou para nós quando foi para o Céu. Eles estavam tão curiosos e ansiosos para aprender.”
Aliás, tinha sido apenas a segunda vez que Nathan fora à igreja. Os pais de Sara – que se chamam Raquel e Hugo – têm levado Nathan e seu irmão mais novo à igreja junto com a família deles.
O Espírito Santo nos Sacramentos
Raquel chegou e se juntou à conversa que o Irmão Mike, Sara e Nathan estavam tendo, e o Espírito Santo realmente começou a demonstrar Sua presença.
Raquel — sem saber do que sua filha e Nathan estavam falando com o Irmão Mike — tocou no assunto de quando Sara poderia receber sua Confirmação. O Irmão Mike comentou que a Confirmação se tratava de um sacramento muito vinculado ao Espírito Santo. Raquel então se virou para Nathan e perguntou a ele: “Você quer se tornar cristão e ser batizado?”
“Com um grande sorriso no rosto, ele balançou a cabeça e disse “sim!”’
Isso inspirou Raquel a mostrar algo ao Irmão Mike — era uma carta que Sara havia escrito ao Papai Noel:
Aqui está a tradução:
Querido Papai Noel,
Feliz Natal! Espero que você esteja indo bem. Este ano tenho me esforçado muito e acho que tenho sido legal. Ajudei os outros, fui gentil e cuidei de quem vive sem amor. Neste Natal, tudo o que peço é paz. Eu sei que não é um presente que vem em um embrulho brilhante, mas para mim é tudo. Eu só peço paz na minha família, paz nas minhas amizades e paz em nosso mundo. Eu cresci, descobri que nosso mundo não é perfeito, mas se uma pessoa como eu pede paz como presente de Natal, isso pode mudar tudo. Por favor, deixe Deus abençoar tudo com o que me importo e tudo ao meu redor. Que você tenha um feliz Natal; eu prometo escrever novamente no próximo ano.
Sara não se esqueceu de incluir as necessidades de sua família na carta, acrescentando: “Por favor, certifique-se de que meu irmão ganhe a bicicleta que ele quer e que minha mãe tenha Maria com segurança.” (Raquel está esperando uma garotinha para março.)
O Espírito Santo em ação
Depois de ler a carta, a conversa continuou com as crianças. O Irmão Mike explicou o que aconteceu:
“Então Nathan me disse: ‘Irmão Mike, eu quero encontrar o Espírito Santo!’ Sara disse: ‘Sim, eu também!’ Surpreso, eu respondi: ‘Mas vocês acabaram de encontrar.’ Eles me olharam chocados com a boca bem aberta. ‘Lembra que eu disse que você não pode ver o Espírito Santo, mas pode ver seus efeitos? Você me fez perguntas sobre o Espírito Santo, então Sara, sua mãe, veio até nós sem saber do que estávamos falando e perguntou sobre sua Confirmação e Nathan sobre seu Batismo, ambos os Sacramentos em que você recebe o Espírito Santo de uma maneira especial, então Sara, sua mãe, me mostrou sua carta de Natal ao Papai Noel, onde você pede paz a Deus, e a paz é fruto de receber o Espírito Santo. Você queria o Espírito Santo? Bem, aí está!”
“Eles ficaram novamente boquiabertos. E riram de felicidade.”
Mas o Espírito Santo não parou por aí…
Tudo isso aconteceu no domingo, 12 de dezembro. No dia seguinte, Raquel compartilhou com a Aleteia algo que Sara disse ao pai:
“Pai, você precisa publicar minha carta no LinkedIn porque mais crianças precisam pedir paz ao Papai Noel; não só eu. Se mais crianças pedirem paz em vez de procurar coisas no Google ou na Amazon, teremos mais paz no mundo.”
No dia seguinte — terça-feira, 14 de dezembro — entrei em contato com o Irmão Mike e pedi que ele verificasse com a família se a Aleteia poderia publicar a carta de Sara. A mãe da menina autorizou, dizendo para levar a história aonde o Espírito Santo quisesse.
A história é um belo testemunho da fé de Sara e de sua família, bem como do ensinamento do Irmão Mike às crianças. E enquanto caminhamos pela quarta semana do Advento até o tempo de Natal, em que o foco está na paz, parece justo que Sara compartilhe sua história com os outros, para inspirá-los a convidar o Espírito Santo para suas vidas.
E quem sabe as palavras finais do Irmão Mike sobre este episódio inspirem todos nós a buscarmos essa mesma paz que Sara deseja:
“A carta de Sara me lembra o antigo hino: ‘Que haja paz na terra e que ela comece comigo.’ Neste Natal, rezo para que Sara receba do Espírito Santo o seu presente de Natal de paz. Rezo para que, através do seu dom da paz, ela mude o mundo, levando a paz de coração em coração, assim como ela fez com o meu. Afinal, ‘se uma pessoa como eu pede paz como presente de Natal, isso pode mudar tudo‘.”
*O nome de Nathan foi alterado por questão de privacidade.