Líbano: 25 mortos em atentado

Mais de 20 pessoas morreram no atentado perpetrado na manhã desta terça-feira, no sul de Beirute, não muito distante da Embaixada do Irã. Os mortos – referem agências de notícias libanesas – são 25, e os feridos quase 150. Segundo as primeiras reconstruções fornecidas pelas fontes de segurança libanesa, um camicase montado numa moto fez o primeiro ataque, e logo depois explodiu um carro-bomba.

A Embaixada do Irã em Beirute, num comunicado, negou ser o objetivo do ataque, mas entre as vítimas 5 são iranianos. Na mesma área, fortaleza do movimento xiita Hezbollah, jihadistas sunitas já perpetraram nos meses passados atentados contra objetivos xiitas.

“Infelizmente”, declara à agência Fides Pe. Paul Karam, Diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Líbano, o atentado não é um episódio isolado. A violência sectária tem um objetivo, quer incendiar e desestabilizar todo o Oriente Médio. Agora na mira estão sobretudo o Líbano e o Iraque. Por causa de seus objetivos delirantes não hesitam em matar crianças que vão à escola, adultos que vão para o trabalho o voltam para casa. Como cristãos partilhamos a dor de nosso povo e continuamos a repetir que de nenhuma forma esses atos de terror podem buscar justificativas com razões religiosas”.

 

Local: Beirute
Fonte: Rádio Vaticano