“Levanta-te e fica aqui no meio!”

     (Mc 3,3)

    9° Domingo do Tempo Comum

     Celebramos neste domingo, o nono do Tempo Comum, após termos celebrado Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi e nos preparamos para a Solenidade do Coração de Jesus junto com o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. O Tempo Comum é constituído de 34 semanas, encerrando com a Solenidade de Cristo Rei do universo. Esse é o tempo da esperança em que somos convidados a anunciar o Reino de Deus e fazer com que ele aconteça em nosso meio.

    Ao longo do Tempo Comum, que é dividido em duas partes, a primeira até a terça-feira de carnaval e a segunda parte depois de Pentecostes até a solenidade de Cristo Rei do Universo, acompanhamos Jesus ao longo de sua vida pública anunciando o Reino de Deus rumo a Jerusalém. Essa era a missão de Jesus, anunciar o Reino de Deus até entrar em Jerusalém.

    Para nós católicos o Domingo é o dia consagrado ao Senhor, pois foi quando o Senhor ressuscitou, e assim, a partir da ressurreição de Jesus o domingo, primeiro dia da semana, ganha um novo sentido que se abre para a eternidade que chamamos o oitavo dia.

    No tempo de Jesus e até os dias de hoje, os judeus guardam o sábado e no evangelho deste domingo observamos alguns doutores da lei e fariseus criticando as ações que Jesus realizava aos sábados e Jesus vai responder que mesmo sendo sábado não podemos deixar de fazer o bem. E para nós católicos, não podemos deixar de fazer o bem, mesmo sendo Domingo.

    Por isso, devemos participar junto com a família das missas dominicais em nossas paróquias, mas não devemos deixar de fazer o bem, ajudando o próximo em suas necessidades, acolhendo um irmão que está necessitado, enfim. Conforme Jesus diz no Evangelho, “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado”, podemos dizer essa frase mudando para o Domingo.

    A primeira leitura da missa deste Domingo é do livro do Deuteronômio (Dt 5, 12-15), o livro da lei, o povo judeu além dos dez mandamentos tinha 613 leis para cumprirem. Aqui já se prescrevia que eles deveriam guardar o sábado como dia consagrado, conforme as autoridades judaicas vão dizer no Evangelho à Jesus. O Senhor diz que deveriam trabalhar seis dias e no sétimo descansar e dedicar ao Senhor. Do mesmo modo que o Senhor criou o universo em seis dias e no sétimo descansou. Nós católicos não vamos contra a lei, mas a partir de Jesus a lei ganha um novo sentido e guardamos o domingo porque foi o dia em que Jesus ressuscitou, o maior evento da humanidade, uma nova criação.

    O salmo responsorial é o 80 (81) que diz em seu refrão: “Exultai no Senhor, nossa força”, exultemos de alegria no Senhor, pois o Senhor criou o universo, resgatou o povo do Egito e os conduziu à terra prometida, resgatou esse povo de terra estrangeira ao longo do exílio e os trouxe de volta à sua terra. E por fim, fez uma eterna aliança com a humanidade a partir do envio de Jesus Cristo. Somente Ele é o Deus único, não existe outro fora Ele, pois somente a Ele deveremos prestar culto.

    A segunda leitura é da segunda carta de São Paulo ao Coríntios (2Cor 4, 6-11), Paulo diz à comunidade dos Corintos que somos chamados a ser luz uns para os outros, desde o nosso batismo recebemos a luz e chamados a irradiar o mundo com a luz e não ser trevas e nem escuridão. Somos chamados também a nutrir a esperança, por mais que estejamos passando por momentos difíceis temos que nutrir a esperança de que tudo vai melhorar.

    Somos mais que vencedores, pois Jesus Cristo está conosco, somos afligidos de todos os lados, mas não seremos derrotados, pois devemos colocar nossa esperança em Jesus Cristo que venceu a morte.

    O Evangelho deste domingo é de Marcos (Mc 2,23-3,6): nesse trecho do evangelho Jesus está em sua vida pública caminhando com seus discípulos em meio à plantação de milho, e os discípulos começam a retirar as espigas para comer. Era um dia de sábado e os fariseus e doutores da lei começam a questionar por que Jesus permitia que os discípulos fizessem isso em dia de sábado. Em seguida, Jesus entrou na sinagoga e encontrou um homem com a mão seca, os fariseus e doutores da lei esperavam para ver se Jesus realizaria um milagre sendo sábado. Jesus realiza a cura dizendo para o homem ficar em pé ali no meio da sinagoga.

    Em primeiro lugar, Jesus pede para o homem ficar no meio, pois Jesus pregava a inclusão, ou seja, trazia de volta aqueles que estavam excluídos da sociedade, como por exemplo, doentes e pecadores. Por isso, ele pede para o homem ficar no meio da sinagoga, pois ele fez com que o homem se sentisse parte da sociedade novamente. Esse texto foi o lema da Campanha da Fraternidade de 2006 que tratou das pessoas com deficiência. Em segundo lugar, Jesus pergunta a todos se podemos deixar de fazer o bem ou de ajudar o próximo mesmo sendo sábado.

    Em suma, Jesus quer dizer que não podemos ser escravos da lei, as leis são colocadas para nos orientar dentro da nossa caminhada de fé observando as leis e ajudando as pessoas.

    O dia consagrado ao Senhor para nós católicos é o domingo, o guardemos como ele merece participando da celebração da missa e dedicando parte desse dia as pastorais de nossa paróquia, mas mesmo sendo domingo não deixemos de fazer o bem e de estender a mão para o nosso próximo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here