Cidade do Vaticano (RV) – Dezoito milhões: este é o número de fiéis que vieram a Roma para celebrar o Jubileu da Misericórdia. O dado foi divulgado no site oficial do Ano Santo, faltando pouco mais de um mês para o encerramento do Jubileu.
De acordo com a última atualização, em 12 de outubro, a cifra exata é de 18.176.359. Trata-se de peregrinos que se registraram on line para as celebrações jubilares e para atravessar a Porta Santa da Basílica vaticana.
Embora se trate de um Ano Santo descentralizado, com Portas Santas abertas em todas as dioceses e santuários, sem a necessidade de vir a Roma para receber a indulgência plenária, os fiéis de todo o mundo não renunciaram à prática plurissecular da peregrinação.
No último período, contribuíram para o aumento dos peregrinos eventos como o Jubileu mariano ou a cerimônia de canonização de sete novos santos, domingo passado, com 80 mil pessoas na Praça S. Pedro.
Agora, se prepara “a reta final” do Ano Santo. No próximo sábado, 22 de outubro, o Papa Francisco realizará a penúltima audiência jubilar. Domingo, 6 de novembro, está programado o Jubileu dos encarcerados, que trará ao Vaticano detentos de várias prisões italianas. No final de semana sucessivo (11-13 de novembro), haverá o Jubileu dos moradores de rua, com outra audiência jubilar e o encontro e a missa do Papa com os sem-teto. Sempre no domingo, 13 de novembro, está marcado o fechamento das Portas Santas nas basílicas papais de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, com cerimônias presididas pelos respectivos arciprestes.
Por fim, com a presença dos cardeais de todo o mundo, haverá no sábado, 19, a realização de um Consistório e domingo, 20, festa de Cristo Rei, a celebração eucarística para a conclusão do Ano Santo Extraordinário, com o rito de fechamento da Porta Santa da Basílica de S. Pedro.
Fonte: Rádio Vaticano