Jovem de Niterói representa Brasil na Sede da ONU em Nova York

Pela primeira vez, um jovem de Niterói participou da Assembleia da Juventude da ONU, que aconteceu de 09 a 12 de agosto em Nova York. É o estudante de Direito da UFF Raphael Costa, que foi convidado por conta da atuação nas pastorais sociais da Igreja Católica no estado do Rio, além do serviço voluntário que desenvolve em Moçambique, na África, com crianças e adolescentes na periferia e nas aldeias rurais.

Ao longo de 1 semana, Raphael participou de diversas reuniões, discussões, painéis e encontros. “Além de poder representar o Brasil, participando dos debates e levando para a ONU as nossas realidades, necessidades e experiências locais, também tive diversas reuniões e articulações que vão ajudar nos projetos de promoção da cidadania no nosso país.”

Dentre as parcerias, o universitário conseguiu apoio institucional da Caritas Internationalis, considerada a organização não-governamental com maior número de agências do mundo. Após se reunir com o embaixador da Caritas na ONU, no escritório do Vaticano, foi acordado uma parceria entre a instituição internacional e a Casa da Juventude, rede de projetos que busca promover a cidadania dos jovens através da educação.

Raphael, que ainda é presidente do Conselho Municipal de Juventude, também foi indicado para apresentar um projeto para a Fundação Misereor, organização alemã que financia projetos que promovem a paz e que pode financiar as atividades que que estão sendo desenvolvidas em comunidades do estado do RJ.

O maior legado para ele, porém, é a inclusão da juventude brasileira nas discussões globais.  “É incrivel ver centenas de jovens do mundo todo lutando pela justiça e pela inclusão social. Jovens da África gritando contra a exploração, jovens do Paquistão pedindo pelo fim das guerras, jovens da America Latina unidos contra a pobreza. E agora, o Brasil faz parte disso”.

Anderson Serra Pimenta

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here