Jordânia: Jesuítas criam cursos online para refugiados sírios

A rede assistencial da Companhia de Jesus passou a disponibilizar cursos online de educação superior em Amã, na Jordânia, onde vivem mais de 500 mil refugiados. Os cursos já haviam sido experimentados em outros contextos marcados por guerras e por fenômenos de emigração forçada. Foi o que informou uma nota do ‘Jesuit Refugee Service’ (JRS), referida pela Agência Fides.

O programa de educação online, inaugurado em julho passado em Amã pelos jesuítas, teve uma acolhida surpreendente. A notícia espalhou-se entre os refugiados, levando a um boom de inscrições nos cursos semestrais propedêuticos de caráter metodológico, aos quais seguirão cursos na área de turismo, assistência médica, jurisprudência e assistência social. Os diplomas a serem entregues são reconhecidos pela Regis University, a escola superior dos jesuítas com sede no Colorado (EUA).

Os programas de educação superior para refugiados organizados pelos jesuítas nas áreas de emergência – conhecidos como ‘Higher Education at the Margins’ – partem da constatação que a assistência do tipo emergencial – comida, alojamento, remédios – não é suficiente para oferecer aos refugiados um futuro. Neste contexto, a iniciativa procura oferecer instrumentos concretos de conhecimento que ajudem os alunos com idades entre 17 e 50 anos a sair da condição passiva de refugiados, assumindo iniciativas e responsabilidades socialmente meritórias também em respeito às exigências das comunidades de origem.

Em Amã, alguns alunos dos cursos online já estão empenhados em atividades de assistência médica aos refugiados nos hospitais da cidade. Muitos jovens sírios envolvidos na iniciativa eram estudantes fugitivos da própria cidade de origem no momento em que se preparavam para entrar na universidade.

 

Local: Amã
Fonte: Rádio Vaticano