Patriarca Twal: demolições israelenses alimentam ódio e sabotam a paz

“Não existe justificativa para a demolição e quando a Prefeitura de Jerusalém e o Governo de Israel ordenam demolições e mandam embora as pessoas da própria casa, acabam alimentando o ódio e minando o futuro de paz”. Foi o que afirmou o Patriarca de Jerusalém Fouad Twal, condenando a recente demolição de uma casa construída em uma propriedade do Patriarcado Latino por um bulldozer da Prefeitura, escoltado por soldados israelenses.

As fortes declarações do Patriarca foram deitas durante a visita realizada na tarde desta terça-feira (5) ao local da demolição. Dom Twal estava acompanhado pelos Bispos William Shomali e Giacinto Boulos Marcuzzo, junto a um grupo de sacerdotes e consultores do Patriarcado Latino e de países estrangeiros.

O terreno sobre o qual encontrava-se a residência demolida no último dia 28 de outubro encontra-se nas proximidades do check-point que separa Jerusalém de Belém e pertence ao Patriarcado Latino desde antes de 1967. A casa demolida pertencia a uma família composta de 14 pessoas, que contaram ter sido retiradas da casa por soldados israelenses às 5 horas da manhã, após terem sido confiscados seus celulares.

“Nós somos os legítimos proprietários”, acrescentou o Patriarca “e vocês ouvirão a nossa voz diante de todos os governos do mundo. Entraremos com ações legais diante dos tribunais competentes para cancelar esta injustiça, restabelecer a justiça e reconstruir esta casa”, advertiu Dom Twal.

 

Local: Jerusalém
Fonte: Rádio Vaticano