João Paulo I: Livraria Edit. Vaticana, uma coleção especial dedicada à sua vida

A Livraria Editora Vaticana (Lev), em colaboração com a Fundação Vaticana João Paulo I, inaugura um ciclo de volumes para aprofundar um magistério muitas vezes negligenciado pela historiografia. A biógrafa Stefania Falasca: os dados encontrados nos arquivos lançam “luz definitiva” sobre o epílogo da vida do Pontífice

Vatican News

A Livraria Editora Vaticana (Lev) dedica uma série especial a João Paulo I e aos estudos sobre sua obra, em colaboração com a Fundação Vaticana João Paulo I. A nova coleção de textos, nascida com o objetivo de aprofundar a figura e o magistério do Papa Luciani, é aberta pela reedição da biografia oficial “João Paulo I. Biografia ex documentis” assinada por Stefania Falasca, Davide Fiocco e Mauro Velati e pela reedição de “Papa Luciani. Crônica de uma morte” de Stefania Falasca.

O primeiro volume – lê-se numa nota da Lev – “é fruto de dez anos de meticulosas pesquisas históricas e de arquivo realizadas graças à abertura da causa de canonização do Pontífice e dirigidas pela vice-postuladora da causa, Stefania Falasca, que apresenta de forma científica todo o esboço biográfico de Albino Luciani”.

Primeiro volume, prefácio do cardeal Stella

O prefácio do prefeito da Congregação para o Clero e postulador da causa de canonização de João Paulo I, cardeal Beniamino Stella, oferece um focus sobre o conteúdo do volume e a metodologia utilizada:

“Retoma – escreve o postulador da causa – o quarto volume da Positio super vita, virtutibus et fama sanctitatis do Papa originário de Belluno, um volume de mais de mil páginas, que inclui a biographia ex documentis e a bibliografia geral”.

Estas páginas, acrescenta cardeal Stella, “constituem a tentativa de restituir plenitude a um itinerário humano, religioso e cultural, trazendo à tona o tesouro de uma dignidade sapiencial, de um sacerdote, bispo, patriarca e, por fim, Sucessor de Pedro e sua cultura bíblica, patrística, dogmática, moral, histórica humanista, a de um apóstolo do Concílio que ele encarnou naturaliter et simpliciter, unindo em feliz e genial síntese nova et vetera” (nova e antiga).

Segundo volume, prefácio do cardeal Parolin

O segundo volume se abre com o prefácio do secretário de Estado vaticano, cardeal Pietro Parolin, que evidencia: “Albino Luciani, sacerdote, bispo, patriarca e depois Sucessor de Pedro foi e continua sendo um ponto de referência imprescindível na história da Igreja italiana e universal”.

A pesquisa condensada neste livro, que visa “repercorrer as últimas horas de vida do pontífice vêneto com base na documentação adquirida e nas fontes orais disponíveis, foi realizada de acordo com critérios histórico-críticos, através da verificação documental e da comparação objetiva e pontual das provas testemunhais”, observa o cardeal.

“O epílogo da vida do Papa Luciani é assim iluminado, são finalmente esclarecidos aqueles pontos deixados no limbo, ampliados e distorcidos nas reconstruções noir, e também da parte daqueles que desmentiram a hipótese da conspiração.”

Entrevista, em italiano, com Stefania Falasca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 − seis =