Nesta segunda-feira (27), a Comissão do Pontifício Conselho para os Leigos, órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chega ao Rio de Janeiro.
O Presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Stanislaw Rylko, viaja acompanhado pelo Padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem, por Marcello Bedescci, Presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude, e pelo Padre João Wilkes Chagas. Integra o grupo o sacerdote dehoniano Anísio José.
A delegação vaticana será acolhida pelo Arcebispo do Rio e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ, Dom Orani João Tempesta. Também está presente na cidade o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Card. Raymundo Damasceno Assis. Os representantes do Pontifício Conselho permanecerão na capital fluminense por cinco dias.
De acordo com o Card. Damasceno esta é a primeira visita do Pontifício Conselho para os Leigos ao Rio de Janeiro nesta fase de preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2013.
“Essa comissão vem para tomar conhecimento dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude. Eles visitarão os locais onde haverá as grandes concentrações e acompanhar o que está sendo feito em âmbito nacional em virtude deste grande evento”, afirmou o Cardeal Dom Damasceno.
Está previsto também um encontro com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito, Eduardo Paes, para um informe geral sobre os preparativos da JMJ Rio 2013.
“A organização do evento é da Arquidiocese do Rio de Janeiro, mas toda a Igreja no Brasil está empenhada pela realização da jornada”, acrescentou Dom Damasceno.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Rio de Janeiro (RJ)