JESUS RESUSCITOU

    Júbilo imenso paira sobre a cristandade em festa, recordando um episódio fundamental bem alicerçado na Sagrada Escritura: Jesus ressuscitou (Jo 20-9; Mt 28,1-10). Significativo o fato das piedosas mulheres e dos apóstolos irem até o lugar onde Jesus fora sepultado. O sepulcro estava vazio. Um anjo e o próprio Jesus testemunharam que a morte fora vencida.  Cristo ressuscitara imortal e impassível a dar esta ordem: ”Não temais. Ide dizer aos meus irmãos que vão para a Galileia e lá me verão”. A fé levou até ao Mestre vitorioso e o túmulo vazio, mostrava como é importante procurar a verdade dos acontecimentos. Isto tem sempre como resultado uma profunda esperança que dilata o amor ao divino Redentor. As realidades deste mundo enfraquecem a coragem, mas a visão do Ressuscitado leva a realidades sublimes. Este foi, depois, o conselho de São Paulo aos Colossenses:

    “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Col 3,1-3). As realidades terrenas causam decepção, mas o apelo de Jesus repleta de coragem, pois Ele tem sempre palavras de vida eterna, bem longe das ilusões terrenas. Tal o seu legado sublime, ou seja, lá onde nada se tem a esperar, rebrilha sempre a esperança luminosa que flui de um túmulo vazio, pois a ressurreição de Jesus lança uma nova luz a inundar de felicidade seus seguidores. Isto vem ocorrendo através dos séculos e transforma cada contexto histórico num tempo favorável. Eis porque muitas vezes nas Missas, após a consagração, os fiéis, com estas ou outras palavras

    proclamam: “Nós anunciamos tua morte, Senhor Jesus, nós celebramos tua ressureição, nós esperamos tua vinda na glória”. É que a Ressurreição de Cristo é o ponto alto do mistério da salvação. Sua ressurreição é um momento essencial da fé cristã no amor de Deus que se dá através dos tempos ao mundo em seu Filho Jesus Cristo. É isto que as primeiras testemunhas, Maria Madalena, Pedro e João foram encarregados de anunciar a partir de sua descoberta de que o túmulo estava vazio e do encontro que tiveram com o Mestre muito amado. Eles viram e creram.

    Esta fé prossegue séculos afora. Dirá São Paulo aos Coríntios: “Se Cristo não ressuscitou vã seria minha fé” (I Cor 15,17). Com Ele, porém, vencedor da morte, o cristão vive totalmente para Deus. Mortos, porém, para as incoerências e as aberrações morais suscitadas pelo espírito das trevas. Mortos para o pecado, vivos para Deus em Cristo Jesus (Rm 6,9-11), Eis porque o dia da Páscoa é um dia de alegria de libertação de todos os males. Como bem lembrou o Papa Francisco, cabe ao cristão disseminar pelo mundo afora estas mensagens gloriosas que são germens de um mundo novo. (In A alegria do Evangelho, 278).

    Reflitamos nesta verdade, proclamada por Laurette Lepage, de Québec:

    “A pedra do túmulo foi retirada e deixa passar Aquele que está vivo.

    Entre o céu e a terra fulge notável luminosidade que flui em milhares de fagulhas. Jubilosa notícia lançada ao mundo como fermento, semente e fogo. é um Deus que passa, um Deus que é passagem, Deus para sempre no meio de nós. Aleluia”. De fato, este é o dia que fez o Senhor, que ele seja para nós dia de festa e de alegria” (Sl 117,24). Como proclama a Sequência da Missa, “O Mestre da vida morreu, mas, vivo, Ele reina” Ele, realmente age nos seus seguidores, abre um caminho, oferece a verdade e a vida. Dá aos que nele creem e O amam a possibilidade de receber em suas vidas o Deus da vida. Foi procurado no túmulo que estava vazio e pelos séculos afora seria encontrado nos Sacrários das Igrejas e em todas as pessoas humanas. Ele seria sempre o contrário dos ídolos que se apresentam sob todas as formas de prazeres desordenados, do orgulho, da vaidade, das ilusões terrenas, Ele e apenas Ele oferece sempre felicidade, alegria e paz. Em Jesus os fiéis sempre encontrariam tudo que é preciso para alcançar sua salvação eterna. Isto se dá nos corações que nele depositam todas as suas esperanças. Nele se pode confiar.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here