Inspirados nas diretrizes da Igreja, assessores da CNBB compartilham suas experiências missionárias

Crédito: Caio Lima

Crédito: Caio Lima

O grupo de assessores que colabora com as Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou um encontro de estudos e aprofundamento. Nesta quinta-feira, dia 06 de fevereiro, a reunião teve assuntos diversificados, com destaque para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023.

Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, explicou que para o quadriênio 2019-2023 as novas orientações foram estruturadas a partir da concepção da Igreja como “Comunidade Eclesial Missionária”. E, com base nisso, os assessores focaram em discutir como as comunidades e eles mesmos estão abraçando e vivenciando a missão como “escola de santidade”.

O segundo ponto, de acordo com ele, foi discutir o “Pilar da Palavra”, um dos quatro que compõem as Diretrizes Gerais. A centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja será o tema da 58ª Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada de 22 a 30 de abril, em Aparecida (SP).  “A proposta era conversar com os assessores para ver como eles estavam reagindo à temática e que tipo de ajuda eles poderiam dar aos bispos para que no sistema de emendas, que é feito somente pelos bispos, eles possam acrescentar”, disse dom Joel.

Assessores reunidos na sede da CNBB, em Brasília (DF). Crédito: Caio Lima

Assessores reunidos na sede da CNBB, em Brasília (DF). Crédito: Caio Lima

Ainda sobre o encontro que reúne os bispos de todo o Brasil, dom Joel disse que com o grupo de assessores também foi possível falar sobre as missões, responsabilidades e funções de cada um para a Assembleia. “Conversamos também sobre os projetos, o Plano Quadrienal das Comissões e olhamos um pouco essa situação financeira do mundo e do Brasil, pois temos que pensar a evangelização de acordo com a realidade do país”, apontou o bispo.

CF 2020 

Ainda durante a reunião, o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo das Campanhas da CNBB, apresentou ações que estão sendo pensadas para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2020, na quarta-feira de cinzas, dia 26 de fevereiro. A proposta, de acordo com ele, é que seja realizada uma coletiva de imprensa na sede da CNBB, em Brasília, com a participação de convidados especiais.

Outra ideia apresentada por ele é a de um vídeo que será oferecido às emissoras de TV de inspiração católica e também distribuído nas redes sociais oficiais da CNBB com a palavra do presidente da Conferência, dom Walmor Oliveira de Azevedo, com os objetivos da CF 2020 e o convite à participação efetiva. Padre Patriky também informou que no dia 1º de março, a presidência da CNBB celebrará uma missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, por ocasião da Campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here