A diocese de Barretos (SP) recebe na próxima terça-feira, 18, uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A ação é parte das comemorações do jubileu “300 anos de bênçãos”, que celebrará em 2017 o tricentenário do encontro da imagem da padroeira do Brasil. Por iniciativa do Santuário Nacional, imagens peregrinas têm passado pelas arquidioceses e dioceses do país.
A réplica da imagem será entregue durante missa no Santuário de Aparecida para o bispo de Barretos, dom Milton Kenan Júnior, que estará acompanhado de padres, religiosos, famílias e representantes da associação Os Independentes.
Em Barretos, a imagem da santa permanecerá no Parque do Peão durante os 11 dias da 60ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, realizada de 20 a 30 de agosto. Após esse período, ela seguirá em peregrinação pelos 13 municípios da diocese.
Recepção
No dia 18, ao chegar em Barretos, a imagem será acolhida na paróquia São Gabriel, em Jaborandi (SP). Uma carreata sairá do trevo da Via Engenho Necker de Carvalho, às 18h, rumo à Catedral Divino Espírito Santo, onde dom Milton celebrará missa. Após a missa, uma nova carreata irá à Minibasílica, no bairro Marília.
A imagem será conduzida e entronizada no Parque do Peão em cavalgada, no primeiro dia da festa. Durante os dez dias, as paróquias de Barretos irão se revezar em oração junto à imagem, diariamente, de 19h30 às 20h30.
De 31 de agosto a 19 de outubro, a imagem irá peregrinar pelas paróquias de toda a diocese tendo como lema “Com a Mãe Aparecida, Rainha da Paz, caminhando com as famílias”.
Por ocasião do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, nesta data a imagem será levada em procissão da igreja matriz da paróquia Bom Jesus até a cidade de Maria, para a 29ª edição do Caminhando com Maria. Haverá ainda uma procissão à noite e missa na Minibasílica, onde ela permanecerá até o dia 14.
Nos dias 15 e 16 de outubro, a réplica da padroeira do Brasil irá peregrinar pela Colômbia, retornando a Barretos nos dias 17 e 18. A imagem voltará ao Santuário Nacional após esse período e será entregue durante missa, no dia 20 de outubro.
Fonte: CNBB