III DOMINGO DO TEMPO COMUM

    “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15)

                     A Liturgia do III Domingo do Tempo Comum, somos convidados a reflexão iniciada no domingo passado, recordando-nos que Deus ama cada homem e mulher e o chama para viver uma vida plena e verdadeira. A resposta das pessoas ao chamado de Deus é por meio da conversão e da identificação com Jesus.

    Na Primeira Leitura, extraída da Profecia de Jonas (cf. Jn 3,1-5.10), é narrado a pregação do profeta Jonas aos habitantes de Nínive, onde tal povo é exortado a mudarem os seus caminhos, afinal Deus ama todas as pessoas e clama para que todos sejam salvos. O povo de Nínive tem a capacidade de ouvir o chamado de Deus e seguir o caminho direto da conversão, que é um modelo de resposta adequada ao chamado de Deus – “Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez” (cf. Jn 3,5.10).

    O Evangelho de Marcos (cf. Mc 1,14-20) descreve o encontro e o chamado de Jesus com os seus primeiros discípulos, pois nas palavras do próprio Cristo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (cf. Mc 1,15). Assim, há um convite de Jesus a todos para se tornarem seus discípulos e se integrarem em sua comunidade. No entanto, Marcos alertou que entrar na comunidade do Reino é um pré-requisito para a “conversão” aderir a ensinamentos do Messias – Jesus – e o Evangelho, pois o próprio Cristo promete a seus: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” (cf. Mc 1,17).      

    A Segunda Leitura, extraída da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (cf. 1Cor 7,29-31), Paulo nos aponta que “o tempo está abreviado”, ou seja, a realidade e o valor deste mundo têm vida curta e não devem ser absolutos. Por isto, Deus convida todo cristão a olhar para o mundo futuro com os olhos na estrada ao longo da história, portanto priorizar os valores eternos para se transformarem em valores do “Reino”.

    Enfim, imersos na Palavra desta Liturgia, onde a inserção do “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15) em nossas vidas, nos faça a mudar nossos comportamentos e atitudes, percorrendo o Caminho a qual Deus nos chama, desvinculando de toda maldade, egoísmo, injustiça deste mundo, com o intuito de vencer através da Verdade, da Justiça e do Amor.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here