Convertei-vos e crede no Evangelho!

    Celebramos neste domingo o terceiro domingo do tempo comum e nesse Domingo o Papa Francisco nos convida a darmos uma atenção especial a “Palavra de Deus”, dedicando esse Domingo a ela. A Palavra de Deus deve fazer parte do nosso dia a dia, devemos meditá-la diariamente, mas o intuito do Papa é nos alertar para que a Palavra de Deus faça parte da nossa vida durante esse ano e não somente ouvi-la aos Domingos na missa.

    O tempo comum traz como espiritualidade central o Reino de Deus instaurado por Jesus enquanto esteve entre nós, e só poderemos dar continuidade a construção desse Reino instaurado por Jesus, tendo como base a Palavra de Deus. Somente alimentando-nos da Palavra de Deus trazida por Jesus e levando essa Palavra as demais pessoas que estão a nossa volta poderemos construir o Reino de Deus.

    Hoje nessa liturgia fazemos memória do chamado de Jesus aos primeiros discípulos para permanecerem com ele e depois serem enviados em missão. Nos dias de hoje Ele continua chamando discípulos para estarem com Ele e os envia em missão. Esses discípulos de hoje, somos cada um de nós, batizados e batizadas, que o Senhor envia em missão para continuar a edificar o Reino de Deus aqui na terra.

    Somos convidados nessa liturgia a escutar atentamente o que o Senhor tem a nos falar em nosso coração, e comunicar essa Palavra as outras pessoas. Temos que ser mensageiros da esperança, da paz e do amor de Deus. Anunciando com alegria boa nova da salvação.

    Lemos na primeira leitura (Jn 3,1-5.10), que o profeta é enviado como um mensageiro de Deus a grande cidade de Nínive, a fim de alertar a população que se voltassem para Deus e deixassem a vida de pecado e perdição de lado. O povo dessa cidade havia se esquecido de Deus e viviam uma vida completamente longe de seus ensinamentos. Deus havia ameaçado destruir a cidade se o povo não ouvisse o profeta e não deixassem a vida de pecado e perdição de lado. Jonas percorreu toda a cidade e o povo aceitou fazer penitência, se arrependeram de seus pecados e voltaram para Deus e dessa forma Deus desistiu de destruir a cidade.

    No salmo responsorial 24 (25), o salmista pede ao Senhor que lhe mostre os seus caminhos e oriente os passos que deve seguir, para que não se afaste da presença do Senhor. E se caso acontecer de cair em algum pecado ou se desviar do caminho, o Senhor que é bondade e misericórdia acolherá o pecador e lhe perdoará as suas faltas.

    Lemos na segunda leitura (1Cor 7, 29-31), que Paulo acreditando que a segunda vinda de Cristo seria eminente, ou seja, de forma breve, alerta a comunidade a viver segundo os ensinamentos do Senhor. Pois as coisas do mundo passam, mas o Senhor é eterno.

    No evangelho deste Domingo (Mc 1,14-20), Jesus após a prisão de João Batista começa a pregar a Palavra de Deus na Galileia, ou seja, inicia a sua vida pública, dizendo que: “o tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo”. Jesus anuncia Ele mesmo, pois Ele próprio é o Reino de Deus e o tempo de anunciar esse Reino já chegou, ele instaura esse Reino aqui na terra, para depois de vivermos de maneira plena no céu. E o Reino de Deus é a espiritualidade marcante desse tempo comum.

    Depois disso Jesus chama os primeiros discípulos para estarem com Ele, eles largam tudo o que faziam para estarem com Jesus. Esses homens eram comuns como qualquer outro, tinham trabalho, família e largam tudo para atenderem o chamado do mestre.

    Muitas vezes inventamos uma serie de desculpas para não seguir Jesus, colocamos muitas outras coisas como prioridade em nossa vida e deixamos Deus para segundo plano. Que possamos entender que o Reino de Deus precisa ser anunciado e propagado o mais rápido possível no mundo de hoje. As pessoas estão sedentas da palavra de Deus e muitas não acreditam em mais nada. Que possamos dar o nosso Sim verdadeiro a Deus e cooperar com a sua missão de edificar aqui na terra o seu reino.

    Portanto, meus irmãos e irmãs celebremos com alegria esse terceiro Domingo do Tempo Comum, colocando a Palavra de Deus como centro da nossa vida e atendendo o chamado do Senhor de sermos seus discípulos e missionários, anunciando de forma eminente o seu reino. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here