III DOMINGO DA QUARESMA

              Mais um passo damos neste tempo de penitência, reflexão e oração, onde o Terceiro Domingo da Quaresma nos insere na Lei Deus, sinal da Aliança. A Liturgia nos convida a meditar, entender e vivenciar a Lei que Deus nos deixa como proposta para a conversão e renovação. Tal Lei não tem característica impositiva, mas é vista como um dom, pois a Palavra de Deus espera uma resposta, uma entrega e confiança nas promessas, saindo de um mero formalismo para uma dimensão de diálogo de amor a Deus.

    Na Primeira Leitura dada do Livro do Êxodo (Ex 20,1-7), Deus nos oferece os mandamentos que norteiam a nossa caminhada pela vida. Tais mandamentos são essenciais para nossa existência, pois apresenta a melhor maneira da nossa relação com Deus e com os nossos irmãos.

    A Segunda Leitura retirada da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 1,22-25), o apóstolo nos apresenta uma conversão à lógica de Deus em que a salvação, as eternas alegrias, o amor perpétuo, não estão condicionados a uma linha de poder, autoridade, riqueza, mas totalmente vinculada à lógica da Cruz, pois o amor de entrega, o amor incondicional é “escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos” (cf. 1Cor 1,23).

    O Evangelho de João (Jo 2,13-25), Jesus se apresenta como o “Novo Templo”, onde Deus, ao enviar o seu próprio Filho, reafirmar o seu Amor incondicional através dos Ensinamentos e zelo pela Lei. Cristo, ao anunciar o Mandamento do Amor, reafirmar as Leis, testemunha as maravilhas do Altíssimo e, por fim, ao destruir o Templo e reconstruí-lo, nos apresenta que “quem adorar a Deus em espírito e verdade deve fazê-lo em Cristo”, pois somente quem é digno de adoração Aquele que se esvazia para encher os corações de todos.

             Certos na oração e reflexão deste Tempo Quaresmal, sejamos verdadeiros seguidores da Luz do Evangelho, em que possamos testemunhar através do cumprimento e observações a Lei de Deus, consequentemente, o Plano de Amor seja realizado através da fiel permanência da total realização do evento salvífico em nós.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here