HOMENAGEM A DOM HELDER CAMARA PELOS 21 ANOS DE SUA PARTIDA

No próximo dia 27 de agosto estaremos celebrando os 21 anos da páscoa de Dom Helder Camara.

Para celebrar a sua memória o IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife e a  livraria Paulus, preparou uma programação especial, que começa no dia 26 de agosto e vai até o dia 05 de setembro, encerrando as homenagens.

A abertura das homenagens será no dia 26 de agosto, com a inauguração de uma exposição de posters com fotos e frases de Dom Helder e livros escritos por Dom Helder ou sobre ele, como é o caso da Fotobiografia O Santo Revelado, publicado pelo IDHeC em parceria com Cepe – Companhia Editora de Pernambuco, que conta, através de imagens, a trajetória do Dom.

A exposição estará aberta à visitação na av. Dantas Barreto, nº 1000, no bairro de São José.

No dia 27 de agosto as homenagens começarão com a celebração de uma missa, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 19h30, na Catedral da Sé, em Olinda. A missa será transmitida pela Rádio Olinda e pelo canal da Arquidiocese no Youtube.

Em seguida, às 20h30, será transmitido, através do canal do Youtube do IDHeC,  o sarau DOM HELDER EM CONCERTO, com a apresentação do tenor Igor Alves, na igreja das Fronteiras, exclusiva para o evento. O evento será apresentado por Guilherme Souza e contará ainda com a participação especial do monge Marcelo Barros e do Pe. Fabio dos Santos Potiguar, capelão da igreja das Fronteiras, fazendo uma breve reflexão sobre Dom Helder.

O jovem tenor Igor Mateus Alves da Silva é um jovem de 22 anos de idade, natural da cidade de Triunfo PE. Reside em Recife, onde estuda Canto Erudito no COM- Conservatório Pernambucano de Música.

Igor começou a cantar com seis anos de idade, na sua terra natal, Triunfo, em igrejas, teatros, eventos corporativos, casamentos. Teve aulas de canto na escola, o que ajudou a desenvolver o seu talento natural e a amadurecer a sua voz.

Único tenor do sertão de Pernambuco já participou de diversos programas de televisão, tendo cantado ao lado de diversas personalidades da música popular brasileira como Agnaldo Timóteo, Adilson Ramos, Cristina Amaral e Moacyr Franco, e esteve com destaques do canto erudito de  nível internacional como Carmem Monarcha, Thiago Arancam e o reconhecido tenor Andréa Bocelli.

Já ganhou diversos prêmios e homenagens por sua luta contra o racismo. Sendo negro, sofreu na própria pele as discriminações e críticas por causa de sua cor. Sua luta contra o racismo lhe rendeu o título de tenor príncipe negro do sertão. Sua luta contra o racismo inclui palestras me escolas, faculdades e outras instituições, incentivando outros jovens a perseguir seus sonhos de vencer na vida.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here