Peregrinação da Virgem de Luján
Sebastián Sansón Ferrari – Vatican News
“Uma peregrinação e uma mensagem. Uma peregrinação de esperança: ‘Nem uma criança a menos por causa das drogas’. Uma peregrinação de testemunhas: ‘Vejam o que pode ser feito com a ajuda de Deus'”. Estas são as expressões do Papa Francisco em uma mensagem de vídeo lançada no domingo 4 de setembro no estádio Luna Park em Buenos Aires, no lançamento nacional da Peregrinação da Virgem de Luján pelos Hogares de Cristo (os Lares de Cristo) na Argentina, com o lema: “#NiUnPibeMenosPorLaDroga”, no marco do 15º aniversário dos Lares de Cristo e pelos 10 anos de Pontificado de Francisco (a iniciativa vai até março de 2023).
O Santo Padre afirma que é uma “peregrinação construtiva”, porque “estas são as mensagens ou o testemunho dos 15 anos dos Lares de Cristo”. “E uma esperança: Há tempo. Pode-se fazer”, acrescenta o Pontífice. “Contra o crime das drogas que destrói… pode-se. Pode-se abrir uma alternativa”, enfatiza o Papa. E, nesta linha, os Lares de Cristo são apresentados por Bergoglio não somente como “uma mão para ajudar, mas um carinho, é um Lar com o qual te reanima, te fortalece a vida e és reinserido na sociedade de uma maneira muito melhor”. “Parabéns pelos 15 anos dos Lares de Cristo que estão começando esta caminhada pelo país”, deseja o Papa. “E não desistam”, encoraja ainda para não perderem o entusiasmo.
Em seguida, o Bispo de Roma os adverte: “Vocês terão muitas dificuldades, porém até agora vocês as venceram porque estão convencidos de que o que vocês dão e estão dando é salvação para tantas crianças ameaçadas pelas drogas”. “Que Deus os abençoe e sigam em frente”, conclui o Sucessor de Pedro.
O lançamento da peregrinação
Segundo a Conferência Episcopal Argentina, a peregrinação foi lançada no domingo 4 de setembro, organizada pela Grande Família Lar de Cristo, pela Cáritas Argentina e pela União de Clubes Paroquiais. No lançamento, na entrada do estádio Luna Park, os 5000 jovens e famílias dos Lares se reuniram na Plaza Roma, a meio quarteirão do Luna Park, onde o ônibus estava estacionado para levá-los em peregrinação junto com a Virgem de Luján e a Cruz de Cristo. Uma grande festa de famílias, cantos e bandeiras. “A festa terminou e todos nós estamos cheios de alegria. Vivemos uma tarde incrível, onde pudemos compartilhar como Família a alegria de ser Igreja, de ser um Lar de Cristo”, comentam os jovens do Lar de Cristo. “A Virgem já começou a viajar pelo país: acompanhemos Maria em sua peregrinação e digamos todos juntos: Nem uma criança a menos por causa da droga, viva a Grande Família Lar de Cristo”, acrescentam.
O que é um Centro de Bairro dos Lares de Cristo?
Os Centros de Bairros dos Lares de Cristo, por onde passará a peregrinação da Virgem de Luján, são espaços instalados em bairros populares ou favelas que trabalham em coordenação com a Cáritas para dar uma resposta abrangente a situações de vulnerabilidade social e/ou consumo problemático de substâncias psicoativas. Para esta instituição, o lema “Receber a vida como ela vem” é importante, pois “constitui sua força motriz e horizonte: a vida em sua complexidade e em sua totalidade”, de acordo com a Conferência Episcopal.