Vatican News
“Vai, mexa-se, porque se um jovem não se mexe ele se enferruja e é muito triste ver um jovem enferrujado.” Estas são as palavras do Papa Francisco, entrevistado na Sala Paulo VI para uma breve mensagem vídeo enviada aos mais de 15 mil jovens que participarão da Jornada Nacional da Juventude (JNJ) de El Salvador, que se realizará no sábado, 25 de novembro, na cidade de Santa Ana. Grupos, comunidades e paroquianos jovens salvadorenhos viralizaram a mensagem do Papa nas redes sociais, com um estimulante “É proibido ficar em casa”.
Uma festa de vocação, perdão e adoração
“Alegres na esperança, Maria nos acompanha no caminho” é o lema da JNJ de El Salvador. A página oficial da JNJ 2023 de El Salvador informa que, nesta celebração da fé, os jovens salvadorenhos poderão participar da Feira Vocacional, da Feira do Perdão, da Santa Eucaristia e da Adoração Eucarística, para concluir com um concerto intercalado com os testemunhos de vários membros da pastoral juvenil. Além disso, já foi publicado o hino da JNJ, intitulado: Maria nos acompanha!
Os três patronos de honra
Três padroeiros de excelência foram escolhidos para esses dias: São João Paulo II, São Óscar Romero e o Beato Carlos Acutis que, junto com a Virgem Rainha da Paz, padroeira de El Salvador, intercederão por esse árduo trabalho e pelos frutos desse caminhar dos jovens na fé e na missão.
São João Paulo II – explicam os organizadores – porque, além de viajar pelo mundo levando uma mensagem de paz e reconciliação, “seu amor pelos jovens o levou a iniciar as Jornadas Mundiais da Juventude em 1985, com um chamado constante: “Não tenham medo de seguir Cristo!” A São Óscar Romero, elevado aos altares em outubro de 5 anos atrás, os jovens dirigirão suas orações pedindo intercessão pelo país e pela Jornada Nacional da Juventude, porque, como diz a oração dedicada ao santo, ele foi um pastor exemplar a serviço da Igreja e, nela, preferencialmente dos pobres e necessitados.
O terceiro padroeiro é o Beato Carlos Acutis, cuja vida breve, de apenas 15 anos, foi repleta de grande devoção mariana e eucarística e, sobretudo, pela capacidade de difundir a sua fé aos jovens na internet através das redes sociais. Foi um jovem católico que procurou viver toda a sua vida em profunda comunhão e amizade com Jesus. Por isso, os jovens salvadorenhos lhe pedirão que os acompanhe: Dá-nos a coragem de ser verdadeiros cristãos em nosso celular, computador e na vida quotidiana!