França/Eleições: Conferência Episcopal Francesa lança apelo contra «fatalismo»

Nota sublinha importância de preservar projeto europeu

Paris, 24 abr 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Francesa (CEF) reagiu hoje em comunicado aos resultados da primeira volta das eleições presidenciais no país, pedindo aos cidadãos que rejeitem atitudes de “fatalismo” ou desinteresse.

“Neste momento, o principal risco seria renunciar à luta pelo futuro e ceder à tentação do fatalismo”, refere o documento divulgado no site do organismo católico.

O centrista Emmanuel Macron e Marine Le Pen, da Frente Nacional, vão disputar a segunda volta das presidenciais a 7 de maio.

A CEF assinala que a fé cristã “apela à esperança” e à construção de uma sociedade “mais justa, mais fraterna nas suas diversidades e respeitadora de cada um”, recordando princípios fundamentais que devem orientar o voto, sem deixar indicações de apoio a qualquer dos candidatos.

A nota refere-se a uma “verdadeira adesão” das populações “ao projeto europeu”, defendendo que é preciso “favorecer” esse facto, com respeito pela história de cada país e com solidariedade.

Entre os “princípios” enunciados pela CEF para orientar o voto dos católicos estão “a busca do bem comum, o destino universal dos bens, a prática da fraternidade, a atenção aos mais frágeis, a dignidade da pessoa e a subsidiariedade”.

 

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here