Formise Regional Leste II reúne seminaristas

A formação foi iluminada pelo tema “discípulo missionário na perspectiva de Aparecida” e estiveram presentes 50 seminaristas de 23 (Arqui) Dioceses, sendo duas Dioceses convidadas de dois outros Regionais.

Entre os dias 04 a 06 de maio aconteceu na Diocese de Luz (MG) a oitava edição da Formação Missionária para Seminaristas – Formise do Regional Leste II. A formação foi iluminada pelo tema “discípulo missionário na perspectiva de Aparecida” e contou com a assessoria do Pe. Antônio Niemiec CSsR, Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária. Estiveram presentes 50 seminaristas de 23 (Arqui) Dioceses, sendo duas Dioceses convidadas de dois outros Regionais.

Na abertura, Dom José Lanza, bispo diocesano de Guaxupé (MG) e Referencial para a Ação Missionária no Regional Leste II destacou a importância da Formação Missionária para Seminaristas e a organização dos Conselhos Missionários para Seminaristas – Comise. Também esteve presente, representando o Conselho Missionário do Regional Leste II, Iva da Silva, secretária do Comire Leste II. Pelo Comise Regional estiveram presentes o coordenador e o representante da Província de Uberaba.

O encontro deu oportunidade de partilhar sobre o Plano Trienal de Ação do Comise (2017-2019) além de ouvir as partilhas da caminhada de cada (Arqui) Diocese. Houve ainda a divisão de grupos por Províncias Eclesiásticas, onde conversaram sobre os três propósitos assumidos ao final da sétima edição do Formise, a saber: Promover Formise Provincial, manter contato e propor reflexão de conteúdo missionário nas casas de formação.

f3

O seminarista Filipe Costa, da Diocese de Luz, expressou a alegria de poder acolher o Formise e ainda acrescentou: “vejo que com essa formação, estimulou o desejo de cada um dos seminaristas de nossa diocese, para a importância da missão. Matteo Raschietti (2011), nos ensina que “a atividade missionária não é tanto uma ação da Igreja, mas é simplesmente a Igreja em ação”; a igreja em ação, nos estimula a vivenciar mais e mais uma urgência para a missão e viver a sinodalidade”.

Ao final, o seminarista Helvert, da Diocese de Itabira e Cel. Fabriciano (MG), concluiu que “esse encontro enriqueceu ainda mais no âmbito da ‘Igreja em saída’ proposta pelo papa Francisco, de ir ao encontro daqueles que necessitam de nós. O documento de Aparecida quer renovar em todos os membros da Igreja, onde somos convocados a ser discípulos missionários de Cristo”.

Ainda na manhã de domingo (06/05), o coordenador do Comise Regional Leste II apresentou a compilação das propostas elencadas pelas Províncias Eclesiásticas, na conversa em grupo do sábado a tarde. As propostas do ano anterior, em 2018 se tornaram eixos e o que as Províncias sugeriram serve de pistas para conduzir à prática da ação missionária desde as casas de formação. Cabe ressaltar a comunhão que há entre o Plano Trienal Nacional do Comise, os três eixos e a proposta da coordenação regional do Comise apresentou: promover encontros com as Províncias, para facilitar a compreensão e articulação da ação missionaria, o que foi aprovado na conclusão do Formise por todos os participantes. Agora caberá fazer os devidos encaminhamentos das sugestões aos senhores bispos e formadores.

Por fim, a equipe de coordenação do Comise Regional foi ampliada. A partir do VIII Formise, o seminarista Filipe Costa representará a Província de Belo Horizonte (MG) e o seminarista Helvert Dias representará a Província de Mariana (MG). No espírito de comunhão e sinodalidade conclui-se o encontro com a celebração eucarística presidida por Dom José Aristeu, bispos diocesano de Luz, concelebrada por Dom José Lanza, Pe. Antônio Niemiec, Vigário Geral, Cura da Catedral e os Diáconos daquela diocese.

Fonte: POM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here