Formação missionária para seminaristas em Feira de Santana

O Seminário Maior Santana Mestra, em Feira de Santana (BA), acolheu nessa terça-feira(13), o Encontro de Formação Missionária para os seminaristas das sete dioceses que estão naquele seminário. Participaram cerca de 40 seminaristas, quatro formadores e reitores dos seminários.

Esteve também presente dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo coadjutor da arquidiocese de Feira de Santana que, no final do encontro, saudou os participantes e partilhou a experiência missionária que viveu durante os anos em que pastoreava a diocese de São Mateus-ES.

O encontro foi promovido pela coordenação do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), composto de representante das sete dioceses que recebem a formação filosófica e teológica na Faculdade Católica de Feira de Santana.

O assessor do encontro, padre Antônio Niemiec, CSsR, coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 3 da CNBB, explicou para os candidatos ao sacerdócio o sentido da animação missionária como um serviço encarregado de despertar a consciência sobre a dimensão universal da missão. Ele retomou algumas reflexões do papa Francisco sobre a necessidade da Igreja estar “em estado permanente de missão”, ou seja, “sair da passividade, da estagnação, da pastoral de conservação e colocar-se numa atitude de constante saída para ir ao encontro dos outros”. De fato, “toda realidade da Igreja necessita de ser orientada à luz dos horizontes da missão e os presbíteros são missionários por natureza e vocação”, complementou.

Apresentou também aos seminaristas a organização da animação missionária na Igreja no Brasil e refletiu sobre a natureza, fundamentos, objetivos, atividades, organização e funcionamento do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise).

O Comise de Feira de Santana, que têm suas reuniões sistemáticas, propõe para os seminaristas das sete dioceses, momentos significativos de oração, partilha formação e ação missionária, reconhecendo a necessidade de aproveitar o tempo e as oportunidades para um despertar missionário que favoreça a formação de uma mentalidade pautada pela missão e evangelização.

Com informações do Comire Nordeste 3

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here