“FORÇADOS COMO JESUS CRISTO A PARTIR” É O TEMA DO 106º DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E REFUGIADO NO PRÓXIMO DIA 27 DE SETEMBRO

O Papa Francisco lançou um vídeo para chamar a atenção para a situação de pessoas, em diferentes partes do mundo, que são forçadas a se deslocar em busca de uma vida melhor. O vídeo faz parte das ações para 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (DMMR), a ser celebrado mundialmente no próximo dia 27 de setembro.

O tema deste ano, escolhido pelo Papa Francisco, é “Forçados como Jesus Cristo a partir”. O Papa compara o drama de cerca de 50,8 milhões de deslocados em seu próprio país ao drama do próprio Cristo.

Na coletiva de apresentação de sua mensagem deste ano, o Santo Padre afirmou que a paz é a única solução para deter o deslocamento forçado de pessoas. Com a terceira mensagem que trata do deslocamento interno, o Papa Francisco  vem chamando a atenção ao drama vividos por cerca de  50,8 milhões de deslocados no próprio país, que fogem das guerras civis ou desastres naturais. Cenário agravado com a pandemia do novo Coronavírus.

Cristãos são chamados a colaborar

No vídeo, Seção Migrantes do dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, o Papa afirma que construir o Reino de Deus é um compromisso comum de todos os cristãos e, para isso, é necessário que aprendamos a colaborar, “num mesmo espírito e num mesmo Pensamento”, como aconselhou São Paulo.

“Construir o Reino de Deus é um compromisso comum de todos os cristãos e, para isso, é necessário que aprendamos a colaborar, «num mesmo espírito e num mesmo pensamento», como aconselha S. Paulo”, afirma o Pontífice.

Neste sexto vídeo preparado pela Seção Migrantes do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral é apresentada a história de Lorena Margarita, que teve de fugir de la aldeia chamada Chibolo. A partir de uma ação da Congregação dos Jesuítas, ela pôde pôr em prática a sua iniciativa e começar uma nova vida.

Conheça uma síntese da mensagem do Papa e a história de Lorena Margarita:

Conheça a mensagem do Papa na íntegra nesta matéria abaixo:

Na foto da capa, a ACNUR capturou o movimento da migração de crianças Venezuelanas, em Boa Vista (RR).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × três =