“Deus faz uso de ventos contrários para nos conduzir ao porto seguro”, afirma Charles de Foucauld
No confronto de tantas incompatibilidades do mundo atual e da franqueza aparente das forças espirituais, nossos corações têm necessidade mais do que nunca de acreditar no poder de Deus e da ação de seres humanos que vivem o santo Evangelho de Cristo. Precisamos fortalecer sempre a nossa fé e acreditar no futuro glorioso. Eis porque, no século vinte, como em todas as épocas, o bom Deus associa às afirmações do Sermão da Montanha o exemplo vivo de certos homens e mulheres chamados por Ele a serem evangelhos vivos. Há vários apóstolos em nosso tempo, e dentre eles temos o humilde eremita Charles de Foucauld que não cessa de crescer, por causa da incomparável coragem e missão com que se deu à vida evangélica. No entanto, longe de separar-se do mundo, engajou-se nele profundamente para revelar um abissal amor e esperança que tem poder de triunfar a paz, a caridade e a justiça pelo mundo melhor. Do deserto do Saara em Tamanrasset, África, onde exerceu seu ministério evangélico e também foi martirizado, acreditou com todas as forças na grandeza do amor de Deus e do amor ao próximo e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. O seu projeto pregado e vivido era de fraternidade universal. A vida e a obra de Charles de Foucauld, cujo fundamento era gritar com o seu testemunho o Evangelho, tem seu legado autenticado é atestado pela semente espiritual que após a morte dele não para de crescer e sua mensagem é de uma riqueza profunda para o nosso tempo, ou seja, é viva e eficaz para sempre. Seu carisma e sua espiritualidade têm conquistados seguidores no mundo inteiro.
Na arena dos heróis da fé que lutaram e venceram pelo Reino de Deus, podemos tirar dos seus exemplos alimentos para nossa fé e com a maravilhosa graça de Deus podemos testemunhar da mesma forma que eles e ter o mesmo fim para glória da Igreja de Cristo.
É descobrindo testemunha de Jesus Cristo como o bem-aventurado Charles de Foucauld, que a nossa vida é fortalecida na santíssima fé em Deus Todo-Poderoso e temos certeza que a vida tem sentido no porto seguro do amor, da graça e da providência divina. Daí, ter como plataforma uma espiritualidade é possuir firme fundamento para caminhar rumo á vida eterna. Segue nessa jornada leituras espirituais, a Bíblia Sagrada, Eucaristia, retiros espirituais e contínua formação em espiritualidade. Todo o nosso ser é preenchido no esmero das coisas do Pai Eterno. A nossa felicidade é tudo isso e na transmissão desse tesouro ao nosso semelhante. Nosso Senhor Jesus Cristo fez brilhar a vida e a imortalidade pelo evangelho (cf. 2 Tm 1, 10).
“Sentindo-se nas mãos do Amado (Jesus), e o que Amado, que paz, que doçura, que profundezas de paz e confiança!” (Charles de Foucauld, carta para Henry de Castries, 27 de Fevereiro 1904).
Pe. Inácio José do Vale
Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas
Irmãozinho da Visitação da Fraternidade de Charles de Foucauld
E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com