Fim do Ramadã: juntos para ajudar os pobres na pandemia

“As diferentes línguas da oração tornam-se palavras comuns, quando se traduzem em amor pelos outros”.. Palavras do Arcebispo de Milão, Dom Mario Delpini em uma mensagem aos muçulmanos

Cidade do Vaticano

O arcebispo de Milão, Dom Mario Enrico Delpini, enviou uma mensagem aos muçulmanos, por ocasião do fim do Ramadã.

Desde o dia 23 de abril, os Muçulmanos começaram o Ramadã: o mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islamismo.

Trata-se de um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade e de uma profunda vivência da fraternidade e dos valores da vida familiar muçulmana.

Neste período do Ramadã, que se conclui, depois de um mês, neste sábado (23/5), o fiel é convidado a se aproximar mais dos valores sagrados, a ler com assiduidade o Alcorão e a rezar na mesquita.

Durante o mês do Ramadã, foi revelado o Alcorão, o livro sagrado do Islamismo, revelado ao profeta Maomé.

Mensagem de Dom Delpini

Em sua mensagem, por ocasião do fim do Ramadã, o arcebispo de Milão convida as comunidades islâmicas, presentes na sua arquidiocese, “a caminhar juntos, para ajudar os pobres que enfrentam a pandemia do Coronavírus”.

“A pandemia – diz o Arcebispo – fez-nos entender, concretamente, que toda a terra e as pessoas que a habitam estão no mesmo barco”. Daí a exortação a “continuar trabalhando juntos para difundir a redescoberta da centralidade de Deus em nossas vidas”.

O arcebispo de Milão recorda em sua mensagem, escrita e em vídeo, o compromisso comum de cristãos e muçulmanos com “as muitas pessoas indigentes, que estão enfrentando esta emergência”. “As diferentes línguas da oração tornam-se palavras comuns, quando se traduzem em amor pelos outros”.

Recordamos que, na Itália, o Covid-19 afetou, de modo particular, a cidade de Milão e toda a região da Lombardia, impedindo os cristãos e muçulmanos de celebrarem seu ritos e cultos em suas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × 1 =